quinta-feira, 5 de novembro de 2009

2ª Guerra Mundial

Os alemães cruzaram a fronteira da Alemanha no dia 1º de setembro de 1939. As forças a alemãs espalharam-se na Polonia em apenas uma semana.

Um Stuka alemão mergulha soltando bombas em cima de Varsóvia, na Polônia.

Metralhadora alemã. Costa da Noruega.

Infantaria alemã na Noruega atrás de um panzer. Desconforto numa guerra sobre os gelos.

A esquerda, paraquedistas alemães descem nos Países Baixos no primeiro dia da guerra relâmpago no Ocidente, 10 de maio de 1940. À direita, tropas alemãs atravessam os canais holandeses para cercar exército do país.


Esse canhão andava sobre trilhos e necessitava de 2.500 homens para fazer essa coisa funcionar. O canhão tinha 274 mm e podia atirar projéteis de até 7 toneladas, o alcance com cargas menores chegava a 37 quilômetros. Abaixo vídeo do canhão.


Destruição em ferrovia. Um estrago desse tamanho só é possível com uso de bombas aéreas.


Bomba atômica atirada em Hiroshima e Nagasaki. O efeito cogumelo é impressionante. Até hoje gerações sentem o efeito dessa bobagem praticada pelos EUA contra o Japão. Os EUA lançaram essa bomba quando a 2ª Guerra já estava praticamente vencida pelos Aliados. O motivo era dar um recado a URSS sobre seu poderio bélico.

1ª bomba atômica. No dia 6 de agosto de 1945, Hiroshima no Japão recebeu uma bomba atômica. Às 8h15m17s ela foi lançada por um avião americano. A bomba explodiu a 617 metros do solo, sobre o centro da cidade. A temperatura chegou a 5,5 milhões de graus centígrados. Tudo o que se encontrava a 500 metros do epicentro da bomba foi incinerado. Quase ninguém sobreviveu num raio de 800 metros. Menos de uma hora depois da explosão, mais de 60 mil pessoas haviam morrido.
A explosão liberou enorme quantidade de radiação. Ao todo, morreram cerca de 300 mil em conseqüência direta do ataque. Quem não morreu queimado, sofreu mais tarde com os efeitos da radiação (queda dos cabelos e câncer são os mais comuns).
Três dias depois, em 9 de agosto, a operação se repetiu em Nagasaki, na ilha de Kyushu, também no Japão. Quarenta mil habitantes da ilha morreram. Isso porque o terreno montanhoso protegeu o centro da cidade.

Bomba Atômica lançada em Nagasaki, em 9 de Agosto de 1945. Foi chamada de «Fat Man» por ser maior do que a utilizada em Hiroshima. Em vez do urânio utilizado em Hiroshima, o engenho de Nagasaki utilizou plutónio e o processo era de implosão. A bomba era mais potente embora, devido às características de Nagasaki, teve um efeito menos devastador do que em Hiroshima, tendo no entanto provocado mais de 73 mil mortes. Nagasaki foi um alvo secundário. O bombardeiro B-29 sobrevoou a cidade de Kokura não tendo lançado a bomba devido ao fumo intenso, então mudou de rumo e seguiu para o segundo alvo: Nagasaki. Às 11.02 horas, largou a bomba carregada de plutónio sobre Nagasaki que tinha cerca de 240 mil habitantes

Primeira Bomba Atômica, feita de urânio.

Efeito da bomba, queimaduras por alta temperatura e radiação. Com certeza, a maior idiotice inventada pelo homem.

Nagasaki, 09 de agosto de 1945. Desolação e rendição incondicional.


Prisioneiros dos campos de concentração nazista. Nota-se que as pessoas estão bem magras, sinal de que faltava alimento na guerra, sendo os prisioneiros os primeiros a sofrer. Israel usou essas fotos para disseminar a idéia de um holocausto. Conquanto, é fácil notar que as pessoas morriam de fome e não em câmaras de gás.


Batalha de Stalingrado. Foi nesse momento que o Eixo começou a perder a guerra, quando França já estava dominada e a Europa conquistada. A URSS foi a grande responsável pela virada de jogo que houvera na 2ª Guerra, com a derrocada nazista.

Batalha de Stalingrado

Batalha de Stalingrado

Uma coisa não se pode negar, o povo soviético defendeu seu país com um patriotismo imensurável.



A 2 ª Guerra também foi uma guerra naval.


DIA D. Em 1944 Inglaterra e EUA invadem a Normandia, para libertação da França dos nazistas. O eixo perdia batalhas em toda Europa.

Momento de descontração .


Ataque a Pearl Harbor. O Japão ataca essa base dos EUA no Pacífico, introduzindo os Yankes na 2ª Guerra.

Pearl Harbor

Tropas alemãs na URSS em novembro de 1942. Deslocamento de blindados alemães perto da cidade de Kursk, URSS. Foi a maior batalha de tanques da história. Os tanques alemães PZKW-111 Especial atravessam uma planície com a relva em chamas provocadas por tiros soviéticos.


Cova coletiva aonde foram jogados presos de guerra que estavam em campos de concentração nazista.

No alto, em junho de 1945, depois de perder cerca de 110.000 homens, os japoneses se rendem. No centro, os B-29 sobrevoando Yokahama. Abaixo, bombardeios norte-americanos devasta parque industrial japonês.

23 comentários:

  1. Parabéns pelo seu excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Violência violência... até quando?

    ResponderExcluir
  3. Valeu professor Yuri. Meu trabalho ficou muito enriquecido com informações e conteúdos contidos em sua exímia obra.
    Grato, João Victor Lippert

    ResponderExcluir
  4. Parabéns caraa trabalho muito legal xD

    ResponderExcluir
  5. cade a participaçao da F.E.B

    ResponderExcluir
  6. pablo escobar portela14 de março de 2011 às 15:16

    Paz Justiça e LIberdade !!! Nada mas que isso !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maçonzinho de araque, foi por "paz, justiça e liberdade" que fizeram esta guerra.

      Excluir
  7. eu vi um desses de perto em uma esposiçao e disseram que nao se pode ficar mais perto pq tinha radiotividade o bastante para criar cançer de pele se hoje pode dar um cançer imagina na epoca da construçao dela!!!

    ResponderExcluir
  8. Agradeço pelas informações enriqueceram bastante o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  9. ''enquanto o dinheiro for mais importante que a paz no mundo havera guerra''muito obrigado yuri por ser um otimo professor como vc é.eu poderia ficar aqui a noite toda escrevendo sobre tudo que vc nos contou.mas como é xocante saber que tantas pessoas morreram por um luxo do estados unidos de mostrar que era melhor que a urss,cada dia que passa e vc vai nos contando historias do nosso passado fico decepicionada com os estados unidos que cresce nas custas dos outros paises.acho que isso é o mais decepicionante apesar depois disso surgiu a guerra fria né?


    bruna beatriz numero 7 9a

    ResponderExcluir
  10. As fotos são comoventes ,engraçadas,tristes mas eu acho a guerra uma porcaria pois deixar os militares arrancarem nossa vida e a felicidade de nossos familiares é a pior coisa que deixamos eles fazerem é,é sim nos deixamos se fosemos mais independendes nao presisariamos desses presidentes ,reis etc.Eles sao curruptos e nem ligam para as pessoas pois se ligassem trabalhariam de graça ,alias nos bancamos as viagens internacionais deles....quando dois elefantes brigam nao nessesiariamente o capim é esmagado é só o capim nao nascer na quele local ou os elefantes brigarem em um area deserta.........................................................................................vicente 9ºa nº34

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oo, criatura
      são os políticos que fazem a guerra, NÃO os soldados.
      os soldados vão lá só pra matar e morrer crendo estarem certos.
      A culpa tbm é da imprensa.

      Excluir
  11. quero apenas comentar a foto em que um grupo de judeus aparentemente famintos é mostrado dentro de uma caserna e em que sua excelencia atribui aos alemães a morte dos judeus apenas pela fome,em vez do genocidio organizado por todo o front ocupado. porque terá um professor tanta ignorancia ou sera anti semitismo..concerteza ainda nao conhece as fotos tiradas em varios campos de extreminio. os sovieticos é que usavam muito a tecnica de matar judeus à fome, preferencialmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pena q não mostram fotos de como o povo alemão sofreu com os bombardeios indiscriminados dos aliados. Preconceito , isso sim eu vi neste blog.

      Dresden em 3 dias de bombardeio teve mais bombas que Londres a guerra toda. alguém sabe ? claro q não. |Ninguem estuda, só copiam e papagueiam

      Sim, estes judeus estavam passando fome ? cadê a tal "escala industrial de matança dos campos ? "

      Excluir
  12. a guerra foi muito triste soldados americanos q nao tinha nada a ve tiveram q entrar em combate tudo por causa do ritler

    ResponderExcluir
  13. e incrivel como o ser humano se degrada e como pod ser um monstro . o holocausto so porq nao respeitavam uma outra opiniao pura ignorancia e falta de visao

    laura alves silva numero 18 8 ano C

    ResponderExcluir
  14. tem um filme que fala um pouco sobre a 2ªguerra mundial fala dos prisioneiros do campo de concentração é muito triste por que a gente vê um pouco do que eles sofreram. Se não me engana o nome do filme é "Menino de Pijama"

    Elisa Nanini Nº:7 9ºanoC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. engraçado ! se queriam matar todos, pra que dar pijama ?

      Excluir
  15. O Menino do Pijama listrado

    ResponderExcluir
  16. fico bem legal mas o mais importante vc não pós a participação da FEB e da FAB

    ResponderExcluir