sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mengele, Josef

Josef Mengele nasceu em Günzburg em 16/03/1911, cidade da Baviera, sudeste da Alemanha e faleceu em Bertioga, no estado de São Paulo, em 07/02/1979.
Médico alemão atuante no regime nazista, apelidado de Beppo e conhecido como Todesengel (anjo da morte), ficou conhecido pelo trabalho nos campos de concentração da 2ª guerra Mundial. Era oficial de enfermaria no campo de Birkenau. Apesar de sua oficialidade, havia outros acima dele, como os médicos Edyard wirths e Hilario hubrichzeinen.
Quando jovem, teve severa educação por parte da mãe. Na juventude, a Alemanha estava inflamada de ideal nacionalista, visto que o país era novo como estado Nacional, surgindo em 1871. A população e os governantes desejavam uma Alemanha inserida no imperialismo econômico emergente. Inclusive, tal foi o motivo da 1ª Guerra Mundial, em 1914-18.
Após a 1ª Guerra, Mengele ainda criança, seu país se vê humilhado pelo Tratado de Versalhes que impõe penalizações duras, como pagamento de fiança e perda de territórios, além da manipulação da política nacional por forças heterônomas ao povo, constituídas pela Entente.
O nacionalismo alemão ganha força cada dia mais na Alemanha que vê seu sonho imperialista ser esmagado. Em 1929, o Crack da bolsa de New York mergulha a economia alemã numa depressão jamais vivida.
Em meio a tanta crise está o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães e seu líder maior, Adolf Hitler. O nazismo pregava um governo forte, autoritário que defendesse os interesses da burguesia alemã, prejudicada, pela visão nazista, pelos judeus que exploravam a mão-de-obra dos alemães e pelas greves e manifestações comunistas. Desejavam barrar o avanço comunista e os lucros judeus diante da crise Alemã.
O pai de Mengele era dono de um negócio de máquinas agrícolas. O jovem Beppo cresceu com boa educação, bom aluno, se vestia bem e de boa postura. Quando maior, estudou Medicina e Antropologia na Universidade de Munique. Na universidade teve acesso a idéias científicas no minimo xenófobas, ao olhar de hoje, como por exemplo, a Eugenia do inglês Sir Francis Galton, que propoe uma melhoria da sociedade por uma seleção artificial, transmitidas geneticamente. Estando na Universidade teve contato com o professor Ernst Rüdin, psiquiatra e geneticista que defendia a eugenia.
Em 1932 alistou-se no "Capacetes de Aço", um grupo paramilitar nacionalista que posteriormente foi agregada às SA (Tropas de Assalto). Sua família lhe apoiava na vida militar em prol do desenvolvimento do nacionalismo alemão.
Ao lado Wilhelm Frick (o mais alto) e Joseph Goebbels (extrema direita),
dois bispos da igreja católica fazem a tradicional saudação nazista em
homenagem a Hitler, para o registro de um comício da juventude católica
em Berlim,em agosto de 1933.
Mengele tinha uma doença chamada osteomielite, uma infecção nos ossos. Por isso, não pode ter atuação como desejava no meio militar. Voltando a vida acadêmica, em 1937 Mengele passou a ser pesquisador na Universidade de Frankfurt juntamente com Dr. Otmar Freiherr von Verschuer, defensor da eugenia como política de Estado. Este, inclusive, foi diretor do Instituto do Terceiro reich para a Herança, a Biologia e a Pureza Racial. Assim, Mengele entra para um mundo de pesquisas genéticas incentivadas pelo Estado Nazista, cercando-se de legalidade.
Em 1937 Mengele entrou para o partido Nazista e posteriormente aceito na SS nazista. Se casou com Irene Schonbein, tendo um filoho, Rolf Mengele. Na 2ª Guerra serviu por mais de três anos como médico.
Os campos de concentração eram prisões gigantescas de inimigos de guerra e espiões. Entre os detentos haviam soviéticos, mas também judeus, considerados informantes ou espiões, grupo de risco naquela guerra. Foi como médico nos campos de Auschwitz que Mengele ficou conhecido. A realidade e os mitos se misturam, principalmente porque os Aliados difundiram idéias de extermínio nos campos. Mengele foi acusado de fazer experiências científicas em humanos, como inserir tinta nos olhos para tentar clareamento, uso de câmaras de gás, etc.
Mengele teve que fugir após a virada da guerra pelo exército vermelho da URSS, país que reverteu o quadro de vitórias nazistas na guerra. Os aliados desejavam provas para punir os alemães pela guerra, mas enquanto os nazistas fugiam do exército de Stalin, documentos e provas físicas eram destruídos. Por isso a história desse período está muito o campo do mito.
Mengele foi preso em Nuremberg com sua companhia de guerra e se tornou prisioneiro dos aliados, mas logo depois solto. Contudo, seu nome começou a ser mencionado nos processos de guerra.
Após a guerra, ficou difícil sua permanência na Alemanha. Usando nome de Fritz Hollman, fugiu para a Itália. Em 1949 chegou aos EUA como médico da Cruz Vermelha com nome de Helmut Gregor. Depois vai para a Argentina e se casa com Martha Maria Will.
Em 1959 ele se muda para o paraguai, onde conhece um ex-piloto da força aéra nazista e que o ajuda a ir para o Brasil, em 1961. No Brasil ele tem contato com um casal de Stammer, donos de um sítio no oeste paulista. Logo foi chamado pelos conhecidos como Pedro.
Foi no Brasil, em 1977 que recebeu a visita de seu único filho, Rolf. Vivia com identidades falsas todo momento. Na velhice, uma artrite dificultou sua escrita. Mesmo assim deixou cerca de 85 documentos escritos, alguns confiscados pela Polícia Federal em 1985.
Em 1978, com problemas de saúde e alergias Mengele teve um derrame. Em 1979 foi a Bertioga com o casal Bosert passar um tempo na praia. Ali faleceu, o Anjo da Morte, que quase ninguém pode dizer ao certo como fora sua vida, o que realmente realizou em termos de pesquisa genética, mas que virou um mito negro, talvez, pintado de tintas escuras pelos vencedores da 2ª Guerra.

Prof. Yuri Almeida

4 comentários:

  1. Está aí um cara que não viveu, tudo por causa de um idealismo besta

    ResponderExcluir
  2. Falar que não houve provas contra Mengele e que seus atos ficaram na obscuridade, é uma atitude típica de neonazistas.
    Mengele foi um monstro, há relatos, testemunhos, relatórios oficiais de suas pesquisas com resinas injetadas nos olhos das crianças.
    Pena que essa matéria abordou menguele mais com uma parábola, e não como o verme que foi.

    ResponderExcluir
  3. Para mim ele foi, é, e sempre será um lixo, que por aberração veio ao mundo.

    ResponderExcluir
  4. pra mim nao passa de uma historia umpresionante mas muito medonham ao mesmo tempo

    ResponderExcluir