segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Kollontai, Alexandra


Diplomata e revolucionária soviética (1872-1952) no período de administração de Josef Stalin. Kollontai foi a primeira mulher embaixadora no mundo.

Nasceu em Peterburgo, filha de um general. Participou de movimentos revolucionários desde 1890. Em 1906 se juntou aos mencheviques. E em 1915 se tornou membro do Partido Comunista. Viajou com delegações do Partido Social-Democratico dos Trabalhadores na Rússia, participando de congressos em Stuttgart (1907), Copenhagen (1910), Basel (1912). Passa pela Inglaterra, Alemanha, Itália, Dinamarca, França, Suécia, Noruega, EUA...

Durante a primeira guerra mundial enfrentou detenções e deportações devido a sua campanha antimilitarista.

Em março de 1917 voltou a Rússia. Foi incluída no Comitê Executivo do Soviet de Petrogrado, na parte de organização militar dos bolcheviques.

Era uma oradora talentosa, falava com grande desenvoltura entre soldados e marinheiros. Teve participação ativa na preparação para a rebelião armada de outubro.

Depois da Revolução se tornou Comissária do Povo.

Em 1918, resolve apoiar a continuidade da Rússia na Primeira Guerra Mundial, só que modificando a guerra imperialista por uma guerra comunista. Sendo assim, abandonou o Conselho de Ministros. Mas, mais tarde reconheceu ter tomado uma posição errada.

Em 1920 foi chefe da seção feminina do Comitê Central. Nos anos de 1920 e 1921 foi participante do grupo “oposição dos operários”.
Ainda em 1921 e em 1922 participou do Secretariado Feminino Internacional do Comintern.

Desde 1923 foi representante plenipotenciário e comercial da URSS na Noruega. Depois disso foi também no México, novamente na Noruega e depois na Suécia.

Em 1945 se torna conselheira do Ministério dos Assuntos Exteriores da URSS. Foi autora de livros e artigos sobre o movimento revolucionário feminino.

Morreu em 9 de março de 1952.

Um comentário:

  1. Quem sabe em breve o Brasil terá uma mulher no comando. Temos sensibilidade...
    Lucia Fatus de Rondonópolis

    ResponderExcluir