terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sócrates

Nascido em Atenas, no subúrbio de Alopece, Sócrates (469 - 399 a.C.) é considerado um marco divisório da história da filosofia grega. Os filósofos que o antecederam são chamados de pré-socráticos e os que o sucederam de pós-socráticos.

"O mestre da Grécia e do mundo" não deixou nada escrito. Tudo o que se sabe sobre ele foi escrito por Platão e Xenofonte, além de outros autores que também fizeram referência ao grande filósofo.

Seu pai era Sofronisco, um escritor e sua mãe era Fenareta, parteira da cidade. Viveu quase toda sua vida em Atenas, se ausentando dela por raras vezes.

Sócrates, desde muito jovem mostrou o brilho de sua inteligência e um grande interesse pela ciência física. Relatos nos contam que sua aparência física era de total ausência de beleza.

Tornou-se mestre do Liceu, além de desenvolver diálogos críticos com pessoas de qualquer posição social em praças ou qualquer outro lugar. Por não se importar com as condições sociais de seus interlocutores foi acusado de injusto com os deuses da cidade. Sócrates desrespeitava a ordem vigente de Atenas. Ia contra os valores dogmáticos da sociedade ateniense. Por tudo isso foi condenado a beber cicuta (veneno) que lhe causara a morte.

Ao lhe perguntarem se não se envergonhava de ter se dedicado a uma profissão que lhe condenara a morte, respondeu: "Estás enganado, se pensas que um homem de bem deve ficar pensando, ao praticar seus atos, sobre as possibilidades de vida e morte. O homem de valor moral deve considerar apenas, em seus atos, se eles são justos e injustos, corajosos ou covardes."

Sócrates já com 56 anos casou-se com Xantipa (de caráter insuportável), jovem ateniense aristocrática. Desse casamento teve três filhos.

Os diálogos socráticos se dividiam em dois momentos básicos: Ironia e Maiêutica. Ironia nesse caso tem o sentido de interrogação, pois Sócrates de fato interrogava seus interlocutores.Esses diálogos giraram em torno da verdade, da justiça, do bem, da virtude e do dever. Durante o diálogo evidenciava as contradições das respostas de seus interlocutores fazendo com que eles deixassem de lado orgulho, a arrogância e a presunção do saber. A primeira virtude do sábio é tornar-se consciente de sua ignorância. "Sei que nada sei."

"Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber.
Parece que sou um pouco mais sábio que ele exatamente por não supor que saiba o que não sei."

O discípulo teria que tomar consciência de suas contradições e ignorâncias. A Maiêutica consistia no discípulo conceber suas próprias idéias. Depois de se libertar de sua pretensão de que tudo sabia, iniciava a reconstrução de suas próprias idéias através de uma série de questões habilmente colocadas pelo mestre.

Profª. Edna de Oliveira

Um comentário:

  1. "Sócrates desrespeitava a ordem vigente de Atenas. Ia contra os valores dogmáticos da sociedade ateniense. Por tudo isso foi condenado a beber cicuta (veneno) que lhe causara a morte" a respeitável e democrática Atenas matava seus desafetos e viva lá democraciiiiiii

    A forma mais odiosa de política.

    ResponderExcluir