segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Rousseau, Jean-Jacques


Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, no dia 28 de junho de 1712. Era um autodidata e sua educação deveu-se muito mais aos livros que ele lia do que às pessoas que cuidavam dele. Aos 16 anos fugiu de casa, dando início assim à sua vida nômade. Em 1741, após uma desilusão amorosa com sua protetora, foi tentar a sorte no grande centro cultural da época: Paris.

Na capital, Rousseau sobrevivia pela música: inicialmente ele dava aulas de música e, mais tarde, exercia o ofício de copista de partituras musicais. E foi em meio a toda essa dificuldade que Rousseau, após conhecer os intelectuais franceses, surgiu como escritor célebre: em 1749 seu amigo Diderot convidou-o para escrever os verbetes sobre música na Enciclopédia, mas a fama propriamente dita viria no ano seguinte com a publicação do seu Discurso sobre as ciências e as artes. Dando seqüência à sua série de clássicos, ele escreveu os livros Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755), Do contrato social (1762) e Emílio (1762), sendo esta última considerada por alguns comentaristas a melhor de suas obras.

Rousseau era um iluminista “subversivo”: enquanto os outros (entre eles Voltaire) acreditavam que a sociedade progredia com o avanço da razão, Rousseau acreditava justamente o contrário, ou seja, que a razão era responsável pela decadência da sociedade. Enquanto os outros depositavam suas esperanças na sociedade como um todo, Rousseau acreditava que a salvação estava no indivíduo. É por esse motivo que Rousseau não condenava a religião como faziam os demais iluministas franceses, o que estava escandalosamente em desacordo com o espírito iluminista. Andando solitário na contramão do pensamento francês do século XVIII, Rousseau defendia uma religião civil para a sociedade (Do contrato social) e uma religião subjetiva para o indivíduo (Emílio). No entanto, deve-se lembrar que a religião de Rousseau não tinha nada a ver com o cristianismo institucionalizado de sua época. No Emílio, Rousseau critica abertamente a Igreja cristã e seus dogmas, pregando uma religião que valorizava o indivíduo e seus sentimentos: “Não confundamos o cerimonial da religião com a religião. O culto que Deus pede é o do coração (...)” (Emílio, p. 401).

O que mais importava para Rousseau era a paz entre os homens. Por isso ele não dispensava a religião como um meio de unir os membros da sociedade. A religião, portanto, tinha para ele papel secundário. Rousseau não se importava tanto com o conteúdo das diversas religiões (a variedade de revelações), desde que elas colaborassem para manter a paz social. A religião em Rousseau – e especialmente no Emílio – é ecumênica, pois a tolerância das crenças é fundamental para o seu projeto político.

Rousseau morreu no dia 2 de julho de 1778, tendo deixado uma herança inestimável para a história da Filosofia. E particularmente no tema “religião”, sua lição básica é de especial importância para os nossos dias: nenhuma religião tem o direito de se impor como a verdade absoluta, visto que na intolerância religiosa se encontra as raízes da guerra.

Por Thomaz Kawauche

49 comentários:

  1. legal,legal,legal só falta ser em cores a imagem do jacques e ele sobrevivia pela musica nao sao muitos que sobreviviam assim + e o lugar de onde ele nacseu é parente de gengibre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oush, pq nós somos divas '' ¬¬¬¬¬'

      Excluir
  2. eu gostei do filosofo rosseau dizia:que o homem é bom por natureza,á sociedade que o corrompe".Isto é boa educação forma bons cidadãos assinado:Pedro Otávio Viana 8A

    ResponderExcluir
  3. eu achei muito intessante a biografia de Rousseau Jean-Jecques porque ele era um iluminista, porém n concordava com todas as doutrinas do iluminismo,isso causa grade impacto no leito e interesse sobre a leitura

    ResponderExcluir
  4. Eu ache legal por ele dizia:`que o homem e bom por natuzera,e que a sociedade que o corrompe´.uma boa educaçao faz bons cidadões.
    E é mais legal e por que ele sobrevivia pela musica + não e facil.ASSINADO:LARISSA APARECIDA GONÇALVES 8A

    ResponderExcluir
  5. Eu achei interessante porque ele sobrevivia da
    música,depois escreveu livros que falavam da desigualdade dos homens e não era como os outros iluministas que acreditavam que a sociedade progredia somente com o avanço da razão,pelo contrário era responsável pela decadência da sociedade e Rousseau se importava com a paz entre os homens.
    Assinado:CAROLINE TEIXEIRA FORTES 8A

    ResponderExcluir
  6. **Washington **Luiz**Flavio**1 de março de 2010 às 16:33

    eu achei bem legal por que o que era mais importante para rosseau era apaz entre os homens
    rosseau era um iluminista ele acreditava que asociedade progrediam com o avanço da razao
    rosseau tambem criticava abertamente a igreja e seus dogmas... ass.washingtonluiz flavio 8A

    ResponderExcluir
  7. Ana Flávia Viana 8a1 de março de 2010 às 17:43

    Eu achei muito interessante a filosofia de Rousseau ,que nenhuma religião tem direito de se impor sobre a outra como a verdade absoluta,porque toda religião tem sua crença e nenhuma tem toda a verdade ,e concordo plenamente sobre ele querer a paz entre os homens porque é isso que o mundo precisa.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da história de Rousseau porque ele não era como todos iluministas, ele não concordava com algumas coisas!
    Não concordo muito com: ''Rousseau acreditava justamente o contrário, ou seja, que a razão era responsável pela decadência da sociedade.'' não acho que a razão é a responsável pela decadência da sociedade, acho que a responsável pela decadência é a emoção e não a razão.acho qe a paz entre os homens importa bastante!achei muito interessante a frase: o culto que Deus pede é o do coração, gostei muito da biografia do Rousseau!
    ASS: Nayara Teixeira de Oliveira 8ºA

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito mais nao concordo com ele em algumas coisas,mais ele era um iluminista muito difente dos outro ele nao concordava com os outros mais ele nao tentava matar os outros com isso ele virou um iluminista muito respeitavel na quela epoca.

    ASS:Gabriel Pires 8ºB

    ResponderExcluir
  10. Igor gabiel videiro 8ano c2 de março de 2010 às 14:47

    é bem impressionante a historia de rousseau´fugiu de casa quando tinha 16 anos,e foi para Paris e lá se educou com livros tinha ideias contrarias da igreja e de mas algumas pessoas,mas nem por isso ele matava as pessoas que tinhão ideias contrarias das que ele tinha e por isso e por isso rousseau se transformou no grande iluminista que ele era na quela época e era apaixonado pela musica,criticava a igreja cristã e seus dogmas pregando uma religião que valorizava o individuo e seus sentimentos

    ResponderExcluir
  11. janaina guglielmo teixeira 8b2 de março de 2010 às 15:03

    Eu gostei muito da biografia de Rosseau,achei muito interessante o modo de como os iluministas pensavam pois ninguém tem que ser enganado e os ignorantes tem todo o direito de conhecer a verdade.

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito do modo que Rosseau fala o que mais importava para ele era a paz entre os homens e que ele nao dispensa a religiao como modo de unir a sociedade.E que a religiao para ele tinha um papel secundário,Rosseau nao se importava com o conteudo das outras religioes, des de que elas colaborassem para paz social.

    ResponderExcluir
  13. eu conclui que rosseau nasceu em Genebra, no dia 28 de junho de 1712 ele deu origem a sua serie de classicos , ele escreveu os livros DISCURSO sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens(1755)Do contrato social(1762) e Emilio(1762), sendo esta ultima considerada a melhor de suas obras.Rosseau morreu em 2 de julho de 1778

    Bruno Donizete do Lago Claro 8°C

    ResponderExcluir
  14. Tatiane de Paula 8ºa2 de março de 2010 às 16:10

    Eu gostei Muito Pois Rousseou Sobrevivia pela música e a sua inteligência pois sua fé era grande.porisso dizia:O culto que Deus pede é do coração...
    Pois Rousseou não gostava de desigualdade porisso o que mais importava pra ele era a paz entre os homens.
    A religião para ele era meio de unir os membros da sociedade.

    ResponderExcluir
  15. Eu não gostei da historia de rousseau porque ele teve cinco filhos com uma criada e colocou eles num orfanato.Mas tem uma parte boa é que ele conheceu dois filosofos do ILUMINISMO,o filosofo DIDEROT e o filosofo VALTEIRE,mas eu tambem não gostei porque ROUSSEAU rompeu a amizade com DIDEROT e VALTEIRE.
    mas eu achei triste tambem porque Rousseau é orfão da mãe e foi abandonado pelo pai aos 10 anos de idada

    ResponderExcluir
  16. Eu achei a historia de Rousseau triste porque ele er irfão da mãe e foi abandonado pelo pai aos 10anos de idada
    e eu não gostei por que Rousseau teve cinco filhos de uma criada e pos eles num orfanato.
    então foi por isso que eu nao gostei

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi que rousseau foi um grande escritor para sua epoca ele escreveu varios livros mais o mais importante da suas obras foi o livro Emilio que ele escreveu em (1762)rousseau nao se incomodava com o conteudo das religioes diferentes a dele, desde de que elas ajudassem a obter a paz, harmonia com os povos

    ROBSON DOS SANTOS OLIVEIRA 8°B

    ResponderExcluir
  18. eu achei muito boa a bibliografia sobre rousseau ele foi um bom escritor escreveu muitas obras importantes que ajudaram a tentar construir paz naquela epoca e ajudar aquele povo a se estabelecer.Rousseau teve muita espectativa em constituir paz mais nao teve muito sucesso

    WELLINGTON 8°A

    ResponderExcluir
  19. GABRIELLE CRISTINA RIBEIRO 8A2 de março de 2010 às 18:03

    O QUE EU MAIS GOSTEI FOI QUE ROUSSEAU IMPORTA MAIS ERA A PAZ ENTRE OS HOMENS .POR ISSO ELE NÃO DISPENSAVA A RELIGIÃO COMO UM MEIO DE UNIR OS MENBROS DA SOCIEDADE.A RELIGIÃO,PORTANTO TINHA PARAELE PAPEL SECUNDARIO.
    ELE NÃO SE IMPORTAVA TANTO COM O CONTÉUDO DAS DIVERSAS RELIGIÃO DESDE QUE ALAS COLABORASSEM PARA MANTER A PAZ SOCIAL.

    EU GOSTEI DE MAIS FAZER ESSE TRABALHO
    GABRIELLE CRISTINA RIBEIRO 8A

    ResponderExcluir
  20. caroline stéfanie/ano: 8ºB3 de março de 2010 às 12:06

    eu achei interessante como rosseau pensava,e como ele lutava pela paz entre os homens...
    rosseau pensava totalmente diferente dos outros ele achava que a razão era responsável pela decadência da sociedade.
    sua filosofia era extremamente interesante,ele só pensava no bem de todos!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu achei muito boa a bibliografia de rousseau pois ele brigava pelos ideais do povo tentando construir a paz entre eles.Tambem achei muito interessante saber que ele foi um grande escritor ele tambem nao se importava com religioes diferentes a dele ele so priorizava que as outras religioes o ajudassem a pregar a paz.

    Gostei muito da história de Rousseau porque ele não era como todos iluministas, ele não concordava com algumas coisas!
    Não concordo muito com: ''Rousseau acreditava justamente o contrário, ou seja, que a razão era responsável pela decadência da sociedade.''

    Diego do Nascimento Santos

    ResponderExcluir
  22. o comentario acima e do Diego do 8°C

    ResponderExcluir
  23. eu achei muito legal rosseeau ele pensava,e como ele lutavapela paz por isso eu gotei patrick 8 ano a

    ResponderExcluir
  24. Cristine Cirino 8º ano B3 de março de 2010 às 17:01

    gostei muito da hostoria de Jean Jaques Rosseau ,
    Rosseau ele foi um dos melhores folosofos do sec.18
    Talves ele foi o mais democrata de todos.
    ele era um grande iluminista Ele era diferente principalmente na maneira de pensar !
    Na sua obra o contrario social mostrou os governos foram criandos por vontades dos cidadãos por tanto os cidadãos tinha direito de mudalos...
    Gostei tambem da frase que ele disse :
    "O homen é bom por natureza a sociedade que o corrompe" CRISTINE 8ºB

    ResponderExcluir
  25. carolina regea teixeira 8 ano A3 de março de 2010 às 17:05

    gostei muito de rosseau. talvez o mais democrata de todos. e tambem porque a maioria dos iluministas era a favor do despotismo esclarecido. ele preferia um governo de assembleis populares.pra ele so poderia haver direitos de cidadania quando as pessoas participacem das decisoes do governo. na sua obra o contrato social mostrou aos governos e foram criados por vontade de cidadoes e portanto os cidadoes tinham direito de mudalos.
    e voltaire sempre escrevia de forma simples, engraçada e ironica. seu livrocandido ridicularizava aqueles que achavam que viviam no melhor mundo possivel. ele tambem enpenhou-se em mostrar que havia muitos sabios e pessoas honestas em outros povos. ele achava que tudo poderia em um acordo.afinal existe algo que iguala todos os homens. todos sao dotados da razao.

    ResponderExcluir
  26. julia brisa teixeira 8 ano c3 de março de 2010 às 17:12

    jean jakes rosseau ,um dos mais celebres
    filosofos do seculo 18 dizia
    o homem é bom de natureza .a sociedade que o corrompe...
    o contrato social mostrou que os governos foram criados pela vontade dos cidadoes por tanto os cidadoes tem o direito de muda-los

    ResponderExcluir
  27. A biografia de Rosseau é muito interessante.Particulaemente, tenho vontade de conhecer a obra "Emilio".
    Os comentários acima estão muito bons, continuem participando!

    ResponderExcluir
  28. Vitor Lucas 8°anoB SALVE PRA GALERA DO PEDRO AFONSO3 de março de 2010 às 21:30

    Achei muito interessante o conceito de Rousseau sobre a religião.Ele não cria que Deus estava dentro de templos,e sim dentro do coração das pessoas.Ele cria corretamente que se as pessoas realmente tivessem Deus em seus corações,seriam seres melhores e isso promoveria a paz social.
    Ass.Vitor Lucas Ferreira Mendes 8°B
    Escola Municipal Dr.Pedro Afonso Junqueira

    ResponderExcluir
  29. Professor Yuri...
    Achei muito interessante a dedicação de Rousseau,pelos livros,pela música até dava aulas e exercia ofícios de copistas de partituras musicais,diferente sobre o uso da razão,na opinião dele,pensava o contrário dos iluministas fraceses e gostei pricipalmente como defendia o indivíduo e em segundo a religião que é uma filosofia muito discutida até hoje.

    Assinado:DAYARA INÊS PASSOS 8°A

    ResponderExcluir
  30. Leticia Trindade da Costa 8ºC4 de março de 2010 às 18:17

    Eu Gostei porque Rousseau Sobrevevia pela música ele dava aula de música e atarde ele exercia oficio de copista de partituras mísicais e foi por meio de todas essas dificuldades que Rousseau ,após conhecer os inletectuais Frânceses que surgiu como escrita celebre em 1749 o amigo de Rousseau Diderote o Convidou para escrever os verbestes sobre músicas na enciclopéia só que a fama própriamente dita viria no ano seguinte com a publicação do seu discurso sobre as ciências e as artes !

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito da biografi de Rosseau, ele acreditava diferente de outros filosofos, que o ser humano nasce bom mas a sociedade o conduz a degeneração...Isso pra mim é a verdade.
    Savana Teixeira Guilherme 8B

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei muito da biografia do Voltaire e do Rosseau,por todos os lugares que eles conheceram,a forma dos iluministas pessarem sobre a religiao,a forma de expressar que a razao era o uso da inteligencia,mas nao gostei muito da parte que seu pai o abandou com 10 anos.

    ResponderExcluir
  33. Eu gostei muito da biografia do Rosseau pois ele tinha uma forma diferente de penssar sobre a religiao das igrejas, mais ele dizia que o homen era bom mas a sociedade o corrompia, diz tambem na biografia que ele nasceu no dia 28de junho de 1712 e morreu no dia 2 de julho de 1778.

    ResponderExcluir
  34. Eu achei muito interessante :Rousseau sobrevivia pela música: inicialmente ele dava aulas de música e, mais tarde, exercia o ofício de copista de partituras musicais. ele tambem era um iluminista “subversivo”: enquanto os outros (entre eles Voltaire) acreditavam que a sociedade progredia com o avanço da razão, Rousseau acreditava justamente o contrário etc...

    ResponderExcluir
  35. eu achei muito interesante a foto de rosseau. talvez o mais democrata de todos. e tambem porque a maioria dos iluministas era a favor do despotismo esclarecido. ele preferia um governo de assembleis populares.pra ele so poderia haver direitos de cidadania quando as pessoas participacem das decisoes do governo. na sua obra o contrato social mostrou aos governos e foram criados por vontade de cidadoes e portanto os cidadoes tinham direito de mudalos.

    ResponderExcluir
  36. gostei muito de rosseau. talvez o mais democrata de todos. e tambem porque a maioria dos iluministas era a favor do despotismo esclarecido. ele preferia um governo de assembleis populares.pra ele so poderia haver direitos de cidadania quando as pessoas participacem das decisoes do governo. na sua obra o contrato social mostrou aos governos e foram criados por vontade de cidadoes e portanto os cidadoes tinham direito de mudalos.

    ResponderExcluir
  37. marcelo henrique da silva 8°a5 de março de 2010 às 13:51

    bom eu gostei muito da biografia de Rosseau pois ele tinha um jeito diferente de pensar da religião poi ele achava que rodas as religõe eran sertas quando usadas para unir os homens não para criar guerras

    ResponderExcluir
  38. EDUARDA 8B E AI GALERA DO PEDRO AFFONSO5 de março de 2010 às 20:59

    EU ACHEI MUITO LEGAL A FOTO DE ROSSEAU E TBM A BIOGRAFIA DELE PORQUE ELE TINHA UM JEITO MUITO DIFERENTE DE PENSAR E PQ ELE ACREDITAVA QUE A SOCIEDADE PROGREDIA COM O USO DA RAZAO
    E EU ACHEI ISSO TUDO MUITO INTERESANTE

    ResponderExcluir
  39. Bruno Muniz de Padua 8° C6 de março de 2010 às 12:36

    Eu achei interessante como Rousseau pensava, e como ele lutava pela paz entre os homens, Rousseau pensava totalmente diferente dos outros ele achava que a razão era responsável pela decadência da sociedade.
    Sua filosofia era extremamente interessante, ele só pensava no bem de todos.
    Rousseau foi um grande escritor para sua época ele escreveu vários livros mais o mais importante da suas obras foi o livro Emilio que ele escreveu em (1762) Rousseau não se incomodava com o conteúdo das religiões diferentes a dele, desde de que elas ajudassem a obter a paz, harmonia com os povos


    O homem e bom por natureza a sociedade e que o corrompe

    ResponderExcluir
  40. eu achei muito intessante a biografia de Rousseau Jean-Jecques porque ele era um iluminista, porém n concordava com todas as doutrinas do iluminismo,isso causa grade impacto no leito e interesse sobre a leitura

    ResponderExcluir
  41. taiara carfoline 8°c6 de março de 2010 às 17:59

    eu gostei da biografia de Rousseau porque ele pensava diferente dos outros ilusionistas e porque ele depois de uma desilusao amorosa foi tentar a sorte na capital,onde sobrevivia pela musica e inicialmente ele dava aulas de musica e a tarde exercia o oficio de partituras musicais.e em 1749 seu amigo Diderot o convidou para escrever os verbetes sobre musica na enciclopedia
    concluindo eu achei muito interessante a buiografia de Rousseau e gostei muito da frase que ele dizia:"QUE O HOMEM E BOM A SOCIEDADE E QUE O CORRONPE"

    ResponderExcluir
  42. Rousseau nasceu em Genebra, no dia 28 de junho de 1712 aos seus 16 anos fugiu de casa.Rousseau vivia de musicas e tambem dava aulas de musicas ele tambem era um iluminista.
    Rosseau tambem gostava da paz entre o homens Rosseau morreu no dia 2 de julho de 1778 deixando uma herança para a historia da filosofia.

    ResponderExcluir
  43. flavio augusto ramos 8°c8 de março de 2010 às 14:06

    Eu achei interessante como Rousseau pensava, e como ele lutava pela paz entre os homens, Rousseau pensava totalmente diferente dos outros ele achava que a razão era responsável pela decadência da sociedade.
    Rosseau tanbem gostava da paz entre os homens Rosseau morreu no dia 2 de julho de 1778 deixando uma heranca para a historia da filosofia

    ResponderExcluir
  44. Gabriel Reis Pires De Oliveira 8 C8 de março de 2010 às 18:02

    rousseau nasceu em Genbra,no dia 28 de junho de 1712. o que achei dele que rosseau foi um grande ilumista que pregava a paz,rosseau foi um grande leitor e apaxonado pela musica e como professor eserceu mais sua profisão.Rosseau morreu em 2 de junho de 1778 deichando uma heransa filosofica para a historia.

    A LEITURA E A BASE DO CONHECIMENTO E DA METALIDADE HUMANA

    ResponderExcluir
  45. Igor Muniz G. 8 ano C8 de março de 2010 às 19:05

    Eu achei eli um homem interesante! eu concordo com ele em relaçao a que a salvaçao esta no individuo!!
    Pois se nós depositarmos a nossas esperanças na sociedade nos podemos ficar sentados esperando qui nada vai melhorar!
    Eli foi um homem muito inteligente pra época em que eli vivia!!!!
    Rousseau era escritor um bom escritor por sinal pela época em que eli vivia o seu livro mas importante foi Emílio que ele escreveu em 1762
    Rousseau Morreu no dia 2 de Julho de 1778

    ResponderExcluir
  46. me identifiquei muito com o filosofo Rousseau Jacques.Por alguns pontos, sobre o que acha de Deus, a religião em segundo plano, a paz entre os homens e por contrariar os constumes iluministas.

    ResponderExcluir
  47. Parabéns, excelente texto.
    Estava fazendo uma pesquisa e encontrei esse texto de facil compreensao.
    Continuem sempre escrevendo assim.
    Muito bom.

    ResponderExcluir