segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Conselheiro, Antônio

Líder Rebelde Brasileiro (1830-1897). Antônio Vicente Mendes Maciel nasce na Vila de Santo Antônio de Quixeramobim, na província do Ceará. Perde sua mãe muito cedo e vem a ser maltratado pela sua madrasta.

Seu pai sonhava em vê-lo como padre e logo o matriculou em um curso de latim e francês. Só que em 1955 seu pai morre e deixa para ele um estabelecimento comercial. Sua pouca habilidade com o comércio faz com que o estabelecimento chegue a falência.

Casa-se duas vezes e tem 3 filhos, seus casamentos são fracassados e Antônio passa a dar aulas e a vagar pelos povoados, conhecendo a realidade dos sertanejos.

Começam então grandes mudanças em sua vida. A Igreja é completamente contra a sua postura, Conselheiro chega a ser espancado e humilhado, mas jamais pára de pregar palavras de amor e luta pelo sertão. Chega a ser proibido de pregar em Salvador em 1882.

Conselheiro vagava com seu grupo pelo nordeste reparando cemitérios e igrejas. Chegam a construir a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim de Chororó. Depois de tantos feitos, Antônio resolve se fixar com seu grupo em Canudos e erguer Belo Monte, o maior povoado da Bahia depois de Salvador.

Canudos era um lugar onde todos trabalhavam e rezavam. A morada que procuravam os descontentes, pobres, desamparados e inseguros. Eram eles liderados por um homem de espírito prático, capaz, disciplinado e corajoso que possuía doze homens de confiança conhecidos como “Os Doze Apóstolos”. Aquele local se tornava no meio do sertão miserável uma área de paz. Paz essa que os poderosos não admitiriam, por perderem força de trabalho, por perderem fiéis e por perderem contribuintes. Seriam feitos quatro ataques a Canudos, sendo que os três primeiros seriam vencidos pelos guerrilheiros Canudenses, mas no quarto, não foi possível resistir, tamanha era a força das tropas que reuniam soldados de dezessete estados, imenso arsenal bélico e envolviam até a marinha.

No dia 22 de setembro Antônio Conselheiro veio a falecer, as causas de sua morte são desconhecidas. Canudos não duraria muito, cairia no dia 5 de outubro, com sua população massacrada, degolada e bombardeada.

Por Vinícius Antunes da Silva

2 comentários:

  1. Prof. Yuri Almeida:

    Li seu relato sobre Canudos. Não precisaria dizer que gostei, mas direi. O assunto me cativou tanto há questão de dois anos atrás - depois de quase 50 anos me dediquei à sua leitura -, que escrevi um "ensaio" sobre os fatos desenrolados ao norte do estado da Bahia. Canudos não se renderia, culminando com a morte de seus últimos quatro defensores - três adultos e uma criança - em 05/10/1897, isso há 112 anos atrás. Não se comemora essa data magna da nossa história, mas a de Zumbi, sim. Esse também merece ser lembrado, pois ambos se deram por questões contrárias ao sistema vigente no país àquela época. De Monte Santo partiram as últimas levas de combatentes de nossa República. A carnificina foi terrível, desde os primeiros combates em Uauá, a 21/11/1896, com derrota do nosso exército. Na capital, Rio, Antônio Conselheiro era tido por um revolucionário que desejava derrubar a República recém instalada. Ledo engano. Conquanto fosse de temperamento varonil exacerbado, não passava de um homem pacífico que defendeu sua gente e sua cidadela com destemor. Antônio Conselheiro foi vítima de ferimento. por estilhaços de granada, a caminho a uma de suas igrejas em obras. Já havia tempo que se achava ferido e no dia 22/09/1897 faleceu devido a forte desinteria, tendo a fronte colada a terra e um crucifixo seguro contra o peito. Em um país em que se pratica o pouco respeito por seus heróis - Antôno Conselheiro foi um - nada mais me surpreenderá se esquecerem nosso Tiradentes. Temos nossos heróis contemporâneos, mas muitos patifes também. A História, contudo, julgará a todos sem falta.

    ResponderExcluir
  2. Os maiores crimes do mundo foram perpetrados pela elite, com o ampara das igrejas, estas para chegarem aonde chegaram massacraram milhões de inocentes(indios,negross, quem quer que fossem contra os DOGMAS,...)CONSEGUINDO, PODER, RIQUEZAS, e prometendo um lugar no céu,
    palhaçada, que a elite no mundo para frear anseios humanos, até hoje continua apoiando esta
    pastorada sem limites, bispos, e sei lá o que, em nome da cruz...a maior indústria hoje no mundo, e livres de declararem imposto de renda, esquentando $$$ e alaranjando tudo em paraísos,
    iludindo, com bíblias, versiculos, capitulos, triciclos, paralelepípedos, cada vez mais inventando parábolas e estórias, milagres, curando gente em auditórios, (caso de polícia)
    ginásios, igrejas,............

    ResponderExcluir