terça-feira, 3 de novembro de 2009

Marthin Luther King, Jr.


Líder negro estadunidense (1929-1968).
Filho de um pastor da igreja batista, desde cedo seguia um forte ritmo de estudo o que fez com que conseguisse aos 15 anos ser admitido para o bacharelado de sociologia, o qual cursaria durante 4 anos.
Decidindo seguir a carreira de pastor aperfeiçoou os ensinamentos que aprendera desde pequeno: nunca sentir-se inferior aos brancos e amá-los sempre, mesmo com toda a violência sofrida.
Cada vez com uma fé maior, Luther King, resolve atuar na luta contra o racismo e ir para Boston fazer doutorado em Teologia.
Sempre acreditando no diálogo entre as raças foi escolhido para ser presidente de uma associação criada para realizar um boicote contra a segregação racial nos ônibus em 1955. King, teve sua casa bombardeada pelos defensores da "supremacia branca", mesmo assim venceu com sucesso e depois de 381 dias a Corte Suprema declarou a inconstitucionalidade da lei de segregação racial dentro dos ônibus do Alabama. Essa vitória tornou King famoso e fez com que aumentasse a importância de seus discursos. Usando os mesmos métodos de Gandhi afirmava que a única forma moral e prática para as pessoas oprimidas lutarem pela liberdade é a não-violência. Mesmo sem ser agressivo, foi preso em 1963 por comandar uma manifestação pedindo o fim da segregação em muitos estabelecimentos públicos de Alabama.
Em 28 de agosto de 1963, Martin Luther King realizou com mais de 200 mil pessoas a famosa "Marcha para Washington", onde proferiu seu mais famoso discurso, "I have a dream", no Lincoln Memorial, pedindo uma sociedade com igualdade racial. Em 1964 com 35 anos ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Segundo ele, o Nobel não significou apenas uma honra pessoal, mas o reconhecimento internacional ao movimento não-violento pelos direitos civis.
King protestou muito também contra a Guerra do Vietnã, dizendo que o dinheiro gasto na guerra deveria ser investido no combate à miséria e a discriminação. Em 1965, King conseguiu outra vitória com a aprovação da Lei do Direito do Voto para os negros. Só que em 1968, Martin Luther King foi vítima fatal da violência que tanto combatia, sendo assassinado na sacada do Motel Lorraine. Sua morte provocou revoltas de negros por várias partes dos Estados Unidos.

Por Vinícius Antunes da Silva

2 comentários: