![]() |
Religiosidade pagã eslava |
Os eslavos são um ramo etnográfico e lingüístico da família Indo-Européia, dividem-se em três grandes grupos: eslavos ocidentais (poloneses, tchecos, eslovacos, alsácios), eslavos orientais (russos, russo-brancos, ucranianos) e eslavos meridionais (búlgaros, sérvios, croatas, eslovenos). Sua aparência varia de acordo com a região em que vivem: são brancos, com cabelos loiros, na grande maioria, outros tem cabelos castanhos.
Os primeiros eslavos, também chamados vênedos ou vendos, eram agricultores e criadores de animais, que viviam em certas áreas do noroeste da Ucrânia e do sudeste da Polônia, ao norte dos Montes Cárpatos. No período entre 200 e 500 d.C. começaram a se expandir, alcançando, no século VI, as fronteiras do Império Bizantino, estendendo-se desde os Balcãs até os Urais, chegando a adentrar pela Ásia (Sibéria).
![]() |
Arte que registra ocupação eslava na Polônia |
Por não haver muita coesão cultural entre os diferentes povos eslavos e por estarem relativamente isolados das culturas mediterrâneas, pouco se sabe sobre sua mitologia e sua religião. Não restam referências históricas diretas que permitissem determinar suas crenças e costumes comuns. Menções isoladas de autores gregos e romanos, sobretudo as crônicas dos missionários cristãos, constituem as principais fontes documentais. Convertidos ao Cristianismo, entre os séculos VIII e XII, os eslavos do oeste passam a adotar o rito romano, enquanto os eslavos do leste adotam o rito grego.
Estes últimos foram evangelizados por Cirilo e Metódio, sacerdotes de Constantinopla, que os alfabetizaram criando para isto o alfabeto cirílico, derivado do grego. O trabalho de evangelização gerou entre esses povos um sincretismo religioso em que o Cristianismo se mesclou com muitas tradições pagãs. Existia uma tendência animista acentuada e se adoravam diversos espíritos da natureza, associados ao culto dos antepassados.
Estes últimos foram evangelizados por Cirilo e Metódio, sacerdotes de Constantinopla, que os alfabetizaram criando para isto o alfabeto cirílico, derivado do grego. O trabalho de evangelização gerou entre esses povos um sincretismo religioso em que o Cristianismo se mesclou com muitas tradições pagãs. Existia uma tendência animista acentuada e se adoravam diversos espíritos da natureza, associados ao culto dos antepassados.
Seguindo outros invasores, os eslavos fixaram-se em outras terras: os que se estabeleceram na Grécia rapidamente se helenizaram, outros foram dominados pelos búlgaros (provenientes da região do Rio Kama, Rússia) que, mais tarde, foram absorvidos. A Ilíria foi profundamente marcada pelos eslavos que se constituíram nos iugoslavos. Com a invasão germana no Ocidente, os eslavos progridem na Germânia, onde se instalaram os antepassados dos atuais eslovacos, tchecos e poloneses, e ainda os sorábios, obodritas, pomerânios e borussos (prusianos).
Os eslavos são unificados politicamente, no século VII, por Samo, num império que pereceu após a morte de seu fundador. A individualidade é preservada apenas pelos tchecos e polacos que criaram os Reinos da Boêmia e da Polônia. Os eslavos do noroeste foram assimilados ou destruídos, após o século X, pelos alemães que, aos poucos, conquistaram territórios dos reinos boêmio, polonês e esloveno. Os magiares, do vale do Rio Danúbio, dividem e vencem-nos ao mesmo tempo em que os eslavos da Dácia são assimilados pela cultura ladina, tornando-se antepassados dos atuais romenos. Os eslavos do leste organizam-se em Estados, tendo os chefes vikings da Noruega como príncipes, construindo ricos principados intermediários entre o norte da Europa, Constantinopla e o Califado de Bagdá. No final da Idade Média os eslavos do sul são dominados pelos turcos, passando a integrar o Império Otomano.
A doutrina Pan-Eslavista, do século XIX, despertou o interesse da Rússia pelos demais eslavos: o Império dos Czares tornou-se, aos poucos, seu protetor, entrando em freqüentes choques com a Turquia em sua defesa. No século XIX os eslavos submetidos tomam consciência de seus laços fraternais, procurando criar uma unidade política visando à libertação, período em que se constituem como Estados independentes.
Fontes
BIBLIOTECA AUXILIAR DO ESTUDANTE MODERNO. Vol. 3. Pág. 256 - 257. 13ª Ed. São Paulo: Livraria Editora Iracema Ltda., 1983.
ENCICLOPÉDIA DELTA UNIVERSAL. Vol. 6. Pág. 2937. Rio de janeiro: Editora Delta S.A.: 1980.
NOVA ENCICLOPÉDIA BARSA. Vol. 5. Pág. 492 - 493. 6ª Ed. São Paulo: Barsa Planeta Internacional Ltda., 2002.
Por Nilton Cezar Ribeiro
Olá!
ResponderExcluirSou uma pessoa que gosta de ler muito e fiquei feliz em conhecer seu blog.
Voltarei aqui com certeza.
Grande abraço
se cuida
Obrigado. Volte sempre mesmo. Tudo de bom
ResponderExcluirIsabella Cristina Cantelles de Souza
ResponderExcluirnúmero: 11
serie: 7B
Entendi que s eslavos são um ramo etnografico e linguistico,dividido em três grupos:eslavos ocidentais,eslavos orientais,eslavos meridionais.
Os primeiros eslavos,eram agricultores,criadores de animais e viviam no sudeste da Polônia e no noroeste da Ucrânia.
Por não haver muita coesão cultural,pouco se sabe sobre sua mitologia e sua religião. Referências históricas diretas,permitiriam determinar suas crenças e costumes. Crônicas dos missionários cristãos possuem as principais fontes documentais.
Os últimos eslavos foram evangelizados. E com isso o Cristianismo se mesclou com muitas tradições pagãs.
Depois os eslavos foram unificados politicamente.
A Ilíria foi profundamente marcada pelos eslavos.
mt obrigada pela informação, foi mt útil
ExcluirE como eles viviam? A situação era critica ou viviam bem??
ResponderExcluirAdorei o seu blog voltarei sempre concerteza!!!!! Passei dias pesquisando sobre os eslavos e o que eu achava não era do meu agrado,mas quando entrei aqui..... Foi tudo que eu estava procurando! Obrigada! Fique com Deus Sucesso
ResponderExcluirAjudou muito em minhas pesquisas.. obrigado :D
ResponderExcluirolá, sou descendente de ucranianos e polonesse por parte de pai, mas ele faleceu quando eu tinha 2 anos...então, não tive muito contato com a cultura da família. estou pesquisando sobre minhas origens, e fiquei feliz em encontrar seu blog!obrigada e sucesso!
ResponderExcluirOlá Tassiana. Fico feliz do blog colaborar para que tenhamos um pouco mais de conhecimento. Um abraço para ti.
ExcluirVENHO PESQUISANDO MINHAS LINHAGENS;UMA DELAS CAIU NOS ESLAVOS.VIM COM DOM DA AGRICULTURA,Artesanato.HOJE SEI QUE ESTOU COM(CRISTO,EM CRISTO E POR CRISTO),APÓS LONGA VIAGEM,QUE COMEÇOU AOS 4 ANOS(HOJE 58 ANOS).RUDOLF NURIEV,NADIA COMANNECI...(YLENA MUKINA=MEU DEUS);(PAPA JOÃO PAULO,BENTO XI,ENTRE OUTROS CONTEXTOS... MERGULHEM .BOA SORTE
ResponderExcluir(Gn,l;-Pr,8;Jo,17)..........................Bíblia Jerusalém
DIGITEI HÀ POUCO: OBRIGADA PELA PUBLICAÇÃO D COMENTÁRIOP,P.AGORA RESPONDO :NÃO SOU UM ROBÔ (ENTENDO).
ResponderExcluirhoje sei que é preciso que eu diminua para CRISTO CRESCER EM MIM (PALAVRAS DE JÃO BATISTA)....BEIJOS MIL......
Onde foi parar meu come gario?sosssss!!-!
ResponderExcluir