terça-feira, 3 de novembro de 2009

Gandhi, Mahatma


Líder pacifista indiano (1869-1948).

Principal artífice do movimento de independência da Índia. Seu nome verdadeiro é Mohandas Karamchand Gandhi. Chamado de Mahatma, que significa “grande alma”.

Forma-se em Direito em Londres e, em 1891, volta à Índia para praticar a advocacia. Dois anos depois, vai trabalhar em Durban, na África do Sul, também colônia britânica. Nessa época o apartheid ainda não existe como política oficial, mas a sociedade sul-africana já é dividida pelo racismo. Lá, Gandhi inicia seu movimento pacifista, lutando pelos direitos da comunidade hindu.
Ao retornar à Índia, em 1914, dissemina seu movimento, cujo método principal de luta é a resistência passiva (satyagraha, que quer dizer “verdade e firmeza”). Nega qualquer colaboração com o domínio britânico, que se estende desde o século XVIII, e prega a não-violência (ahimsa) como forma de luta. Torna-se famoso pela simplicidade do seu modo de vida: usa sandálias e roupas de algodão.
Em 1922 organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão descontrolada queima um posto policial. É detido e se declara culpado, sendo condenado a seis anos, mas é libertado em 1924. Em 1930, organiza a famosa marcha para o mar, quando milhares de pessoas fazem a pé um percurso de mais de 320 km para protestar contra os impostos sobre o sal. É preso e libertado. Durante suas prisões, sensibiliza a população fazendo greves de fome.

Em 1947, é proclamada a independência da Índia. Gandhi tenta evitar a luta entre hindus e muçulmanos, que preferem estabelecer um Estado separado, o Paquistão. Aceita a divisão do país e atrai o ódio dos radicais nacionalistas hindus. Um deles mata Gandhi, com um tiro, em janeiro de 1948.

Por Vinícius Antunes da Silva

Um comentário:

  1. Sou professor de História da rede estadual da Bahia e fiquei muito feliz de encontrar seu blog na net!!! Parabéns por ele e continue com suas postagens!!! Abraços e ótimo FDS!!!

    ResponderExcluir