segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Martín, José de San

General e político argentino (1778-1850).

Lutou pela independência das colônias espanholas da América do Sul, com Simón Bolívar e O'Higgins.

San Martin, nasceu em 25 de fevereiro de 1778. Viajou para a Espanha para educar-se. Lutou ao lado das forças espanholas contra Napoleão.

As colônias espanholas na América do Sul iniciaram sua rebelião contra a Espanha e em 1812, San Martín voltou para Buenos Aires. Assumiu o comando de um exército patriota e planejou um ataque de surpresa contra as forças espanholas no Chile.

Depois de quase três anos de preparação, San Martín encetou a campanha pela qual se tornou famoso. Juntou-se às forças de Bernardo O' Higgins. A despeito de terríveis dificuldades, os dois conduziram suas tropas através das neves dos Andes. Em 1817, iniciaram o combate aos espanhóis no lado chileno das montanhas. O exército de libertação derrotou os espanhóis em Chacabuco e no rio Maipo. Em fins de 1818, haviam expulsado do Chile os espanhóis.

Mais tarde, dirigiu-se ao Peru, onde também colaborou na luta pela independência. Em 1821, recebeu o título de protetor do Peru e assumiu o governo.

Em 1822, encontrou-se com Bolívar, pela primeira e única vez, em Guayaquil. A seguir abdicou do comando e retornou à Argentina, pois desejava evitar qualquer disputa pela liderança das forças de independência.

Decepcionou-se com os conflitos e disputas que perturbavam a Argentina depois da libertação. Não tomou parte nas lutas pelo poder em Buenos Aires e logo embarcou para a Europa.

Por Vinícius Antunes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário