segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Engels, Friedrich


Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. De grande capacidade intelectual, conhecia muitas línguas e especializou-se em temas como as nacionalidades, política internacional, assuntos militares e ciências.

Friedrich Engels nasceu em Barmen, cidade renânia da Prússia, em 28 de Novembro de 1820. Pertencia a uma família de abastados industriais, de idéias liberais e fé protestante. Freqüentou a escola secundária em sua cidade natal, mas não terminou os estudos. Por imposição do pai, teve de dedicar-se ao negócios familiares e residiu durante três anos em Bremen, onde trabalhou nos escritórios de uma empresa de exportação. Nessa cidade, entrou em contato com os Jovens Alemães, grupo de escritores liberais e revolucionários, entre os quais figurava o poeta Heinrich Heine. Engels logo juntou aos Jovens Hegelianos, entre os quais figuravam o teólogo e historiador Bruno Bauer e o anarquista Max Stirner.

Foi em Bremen que Engels iniciou sua brilhante carreira de jornalista, sob o pseudônimo de Friedrich Oswald. Graças a seus artigos, ingressou posteriormente no Círculo Hegeliano de Berlim, onde adquiriu fama de dialético profundo e incisivo, sobretudo por seus ataques à religião. Também em Berlim, fez amizade com Moses Hess, que o iniciou no comunismo e o convenceu de que essa teoria era a conseqüência necessária da dialética hegeliana.

Em 1842 transferiu-se para a Inglaterra, onde esperava que se produzisse a revolução, por ser o país mais avançado industrialmente. Ali viveu algum tempo, dedicado a seus negócios, enquanto tomava contato com o líderes radicais e estudava a situação social do país.

Certa vez, em visita à redação da Gazeta Renana, na cidade de Colônia, Engels foi recebido friamente por Karl Marx, por ter prevenção contra a falta de seriedade dos Liberados, grupo extremista do qual Engels fazia parte e que promovia atividades ruidosas. Mesmo assim, Marx publicou dois de seus artigos. Os dois encontraram-se novamente em Paris, em 1844. Engels estava terminando um estudo sobre o sistema capitalista inglês, trabalho que muito interessava a Marx. Começava aí uma forte e duradoura amizade.

Publicou em 1845 Die Lage der arbeitenden Klasse in England (A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra) e, pouco depois, escreveu com Marx Die deutsche Ideologie (A Ideologia Alemã), publicada em 1932.

Mudou-se para Bruxelas e abraçou o materialismo histórico, que Marx fazia pouco havia formulado. Em Paris, fez contato com grupos de imigrantes alemães e com socialistas franceses e, em 1847, organizou a Liga Comunista, oriunda de uma sociedade secreta chamada Liga dos Justos. Em 1848 apareceu o Manifest der Kommunistischen Partei (O manifesto do Partido Comunista), elaborado em colaboração com Marx. A participação de Engels no fracassado movimento revolucionário desse mesmo ano, em Barmen e no Palatinado, obrigou-o a exilar-se da Alemanha. Residiu sucessivamente na Itália, na Suíça e por último na Inglaterra , onde dirigiu uma empresa têxtil, ao mesmo tempo que colaborava estreitamente com Marx na estruturação e difusão do movimento comunista.

Engels escreveu numerosos artigos em jornais, que apareceram primeiro assinados por Marx e depois com o nome de seu autor e o título geral de Revolution and Counter-Revolution in Germany in 1848 (Revolução e contra-revolução na Alemanha em 1848).

Em 1878, Engels decidiu abandonar definitivamente sua atividade comercial para dedicar-se por completo à difusão da doutrina comunista em jornais e revistas e aos contatos com dirigentes socialistas nos principais países europeus. Participou, também, da criação e organização da Associação Internacional dos Trabalhadores e, depois da morte de Marx, em 1883, completou os volumes II e III de Das Kapital (O capital), que o autor não pudera concluir.

Engels foi um dedicado consultor do trabalho de Marx, debatia muito com seu amigo e em diversos momentos socorria financeiramente a família de Marx.

A amizade entre eles fica clara nessas declarações:

"QUERIDO FRED:

ACABO DE CORRIGIR A ÚLTIMA FOLHA DO ÚLTIMO CADERNO DE O CAPITAL; O PREFÁCIO, REMETI-O CORRIGIDO ONTEM. ESTA PARTE ESTÁ CONCLUÍDA, ENTÃO. SOMENTE GRAÇAS A TI FOI POSSÍVEL. SEM TEUS SACRIFÍCIOS NÃO ME SERIA POSSÍVEL LEVAR A CABO O ENORME TRABALHO QUE OS TRÊS VOLUMES EXIGEM.

UM ABRAÇO. E MUITO, MUITO OBRIGADO.

KARL"
Sete anos após a morte de Marx, Engels escreveu:

"MEU DESTINO É ESSE: COLHER A GLÓRIA E AS HONRAS DAS SEMENTES QUE FORAM PLANTADAS POR ALGUÉM MAIOR QUE EU: KARL MARX. POR ISSO, SÓ POSSO PROMETER DEDICAR O RESTO DA MINHA VIDA AO SERVIÇO ATIVO DO PROLETARIADO PARA, SE POSSÍVEL, UM DIA TORNAR-ME DIGNO DESSA HONRA"

Friedrich Engels ainda escreveu algumas das principais obras que contribuíram para a sistematização do materialismo dialético e histórico. Entre elas figuram Der deutsche Bauernkrieg (1850; A guerra dos camponeses alemães), Anti-Dühring (1878), Ludwig Feuerbach und der Ausgang der Klassischen deutschen Philosophie (1888; Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã) e Der Ursprung der familie, dês Privateigenthums und dês Staats (1884; A origem da família, da propriedade privada e do Estado).

Morreu em Londres, em 5 de agosto de 1895 vítima de câncer no esôfago.

Prof. João Vinícius Carvalho Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário