quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Signos?

A astrologia é a “arte” de prever o futuro pelos astros. Mas isso é cientificamente irrelevante. Os astros têm influência direta sobre a Terra, mas são fenômenos naturais, não místicos. Por exemplo, a lua influencia a maré das águas, não é nada espiritual e sim um fenômeno da natureza.

A astrologia ocidental pode ser atribuída às teorias e práticas dos caldeus e babilônios de 2000 a.C. em diante. Em seu início, a astrologia era uma tentativa para se fazer uma aplicação prática das observações e cálculos astronômicos às atividades humanas.

Para a astrologia, o firmamento está dividido em doze partes, chamados signos. Todos esses signos juntos formam o zoodíaco, que significa “círculo de animais”. Praticamente para a astrologia, de 30 em 30 dias, um signo está presente no céu. Acreditam então (os astrólogos) que, o signo sob o qual uma pessoa nasce, determina sua natureza e caráter. Há pessoas que crêem nisso de forma supersticiosa, sem procurar encontrar uma explicação científica ou mesmo lógica do por quê de tal determinação astral.

Crer nessa influência dos signos é misticismo, nenhuma vertente das ciências comprovou que as estrelas determinam caráter de ninguém. Na realidade, os signos fazem parte da mitologia grega e só acredita nisso quem a desconhece.

Vejamos o por quê de alguns signos:

ÁRIES: Frixus sacrificou o carneiro de ouro a Zeus (principal deus grego), então esse último colocou o animal sacrificado no firmamento.

TOURO: Zeus assumiu a forma de um touro para conquistar a Europa, uma princesa.

GÊMEOS: Entre os dias 21 de maio a 21 de junho, as duas estrelas que mais brilham são Castor e Pólux, nome dos Deuses gêmeos na mitologia grega.

CÂNCER ou caranguejo: Um caranguejo mordeu Hércules e por isso foi esmagado, enquanto ele lutava com Hidra de Lerna. Como recompensa, Hera, inimiga de Hércules colocou o caranguejo no firmamento.

LEÃO: Hércules matou um leão, por isso ele foi para o firmamento em forma de constelação.

LIBRA ou balança: Uma deusa grega chamada Astraea colocou a balança no céu.

ESCORPIÃO: O escorpião era a serpente que picou Órion e o levou à morte. Órion virou uma constelação do sul e o escorpião um signo. (Parece ser uma explicação mitológica grega para a narrativa bíblica/mitológica hebraica de Adão).

PEIXES: Afrodite e Eros fugiam do monstro Typhon e se jogaram num rio, virando peixes.

Como vemos, esses signos são estórias do passado mitológico grego, portanto, sem valor científico. Porém devemos fazer separação entre o que é superstição e o que é científico. Os caldeus e babilônios, usando conceitos matemáticos mais complexos do que os conceitos que os egípcios possuíam, desenvolveram uma atividade astronômica(científica) completa com calendários.

A Astrologia muda de acordo com alguns povos. Os astecas criam em 20 signos. A Índia crê em doze signos, representados por animais que, de acordo com a mitologia, foram os únicos animais que despediram de buda antes de sua morte.

O que irá determinar nosso caráter e personalidade não são as estrelas, mas uma série de fatores como: família, educação, cultura, aspectos sociológicos, religiosos, etc.

O mundo tem sido invadido por crença mitológicas e místicas, apesar de estarmos vivendo numa era científica.

Referências Bibliográficas

CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de bíblia, teologia e filosofia.São Paulo: Candeia, 1997. V.6.

MATHER, George A. e NICHOLS, Larry A. Dicionário de religiões, crenças e ocultismo. São Paulo: Vida, 2000.


Prof. Yuri Almeida

5 comentários:

  1. Os Signos tem sido uma forma de muitos exploradores ganharem dinheiro, e demonstrarem uma falsa sabedoria aos Leigos, levando estes as vezes a grandes preocupações desnecessária,muitas vezes até pessoas cultas e de elevado poder aquisitivo.

    ResponderExcluir
  2. heee prof....
    vc éé MARA héin
    vlw por ser assim
    amoo vc professor.....
    by:RAH...

    ResponderExcluir
  3. Olá prof. Yuri Almeida

    Não sei se o senhor pesquisou alguma coisa deste tipo, ou se existe algum estudo sério a este respeito, mas acredito que muitas pessoas acreditam na influência dos signos, não somente por superstição pura, mas por algumas destas características atribuídas a determinado signos coincidirem com aspectos da personalidade das pessoas. Eu embora seja cético quando a isso, reconheço que existem coincidências. Qual seria a explicação para isso? É somente auto-sugestão, ou a época do ano que uma pessoa nasce, não por fatores astronômicos, mas sociais, interfere no ambiente em que uma pessoa se desenvolve, e consequentemente na sua personalidade.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bo, tu já disseste tudo, coincidência. Você encontrará coincidência em pessoas de signos diferentes. Conheço um rapaz que nasceu no mesmo dia que eu e somos totalmente diferentes. Semelhanças existem até entre EUA e URSS.

      Excluir
  4. You could definitely see your skills in the work you write.
    The world hopes for

    more passionate writers like you who aren't afraid to say how they believe. Always follow

    your heart.
    Also visit my page ; http://www.zemos98.org/mediateca/index.php?title=Usuario_Discusión:CharlsieDavis86

    ResponderExcluir