terça-feira, 3 de novembro de 2009

Platão

Platão viveu entre 428-7 a 348-7 a.C. Ateniense, seu nome verdadeiro era Arístocles. Foi discípulo de Sócrates. Foi o primeiro filósofo a deixar obras completas de filosofia e coube a ele também a tarefa de escrever o que seu mestre havia discursado para os discípulos da época. Assim como Sócrates, pregava a busca pela verdade e tinha como alvo o ataque aos sofistas (falsos filósofos) e todos aqueles que valorizavam a palavra mais que a verdade.

Como descendente de importantes políticos tendeu desde cedo aos interesses que envolviam as tramóias políticas. Se dedicava ao conhecimento ético e seu principal objetivo passou a ser a associação entre a verdade e a filosofia, buscando assim idéias mais justas, pois havia desde a condenação de Sócrates se desiludido com a justiça. Sua principal obra, A República, prega a idéia do "sadio governante", no qual tentou difundir a idéia da Sofocracia que divide o trabalho de cada um segundo a razão. Havia portanto os que nasciam para governar e os que nasciam para serem governados. Em seu "Mito das Cavernas" expõe claramente seu dualismo em nível de seu idealismo no campo do conhecimento. Esse dualismo platônico irá mais tarde refletir em religiões como o cristianismo por exemplo.

Platão tentou difundir suas idéias políticas em Siracusa. Mas seu pensamento não foi aceito pela política ditadora que imperava. Além da República, outra importante obra foi O Banquete, que seria uma discussão sobre o Amor num banquete oferecido por Agáton em sua casa.

"A importância de Platão é tanta que seu pensamento foi absorvido pelo cristianismo primitivo e junto com seu mestre Sócrates e o discípulo Aristóteles, lançou os alicerces sobre os quais se assentariam as bases de toda filosofia ocidental."

Prof. Wesley Martins Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário