terça-feira, 3 de novembro de 2009

Malcom X


Líder negro estadunidense (1925-1965).

Malcolm Little, filho de um pastor da igreja batista tem sua infância marcada pela violência branca, principalmente por parte do Ku-Klux-Klan, o qual atacava a casa e a igreja de seu pai, até conseguir assassiná-lo em 1931.

Sua mãe em 1939 é internada em um sanatório e Malcolm passa a viver em casas de correções de menores e em lares de famílias brancas. Mesmo com todos esses problemas Malcolm sempre se mostrou inteligente e estudioso.

Malcolm, indignado com a falta de oportunidade que os negros possuíam, resolveu optar pelo caminho da marginalidade. Roubou, traficou drogas e até mesmo participou de agenciamento de prostitutas. Até que acabou sendo preso em 1946. Começava ali a mudança na vida de Malcolm Little, o qual entrava para o Islamismo, mudava de nome para El-Hajh Malik El-Shabbazz ou simplesmente Malcolm X. Entrava também para o grupo Black Muslims (Muçulmanos Negros), o qual pregava a luta violenta contra o racismo. Acabou sendo preso.

Liberto da cadeia em 1952, Malcolm X passou a ministrar palestras em várias cidades norte-americanas. Seu ódio pelo racismo aumentava cada vez mais, o que fez desencadear diversos conflitos que resultaram em várias mortes. Em 1963, rompeu com os Black Muslims para se dedicar a criação de sua própria ordem. Continuou suas pregações pelos E.U.A. e escreveu artigos em diversos jornais sustentando o orgulho negro. Acreditava que para combater o violento racismo só usando da mesma força contra eles, pois os brancos não cediam às reivindicações do movimento negro. Até que em 21 de fevereiro de 1965, antigos correligionários do Black Muslims assassinam Malcom X. Como herança Malcolm deixa sua autobiografia para os Black Panthers (Panteras Negras), grupo revolucionário na luta pelo nacionalismo negro.

Por Vinícius Antunes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário