terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cristianismo Satânico


Não há problema algum de afirmar que a religião cristã é sem dúvida o próprio Satanás, Diabo, Satã; personagem tão temido pelos fiéis religiosos. Para entendermos o que diz essa afirmação, temos que, pelo menos sabermos o que é Satanás, Diabo, Satã. Não me refiro a pessoa espiritual do mal, personagem mitológico que entrou no cristianismo por intermédio do judaísmo, que por sua vez deve ao zoroastrismo tal crença. A palavra Satanás no grego, "satanas" significa "o Adversário". Satã no grego, "satan", "indeclinável". Já Diabo, também de origem grega, "diabolos", significa "caluniador". Assim é comum encontrarmos no novo testamento alguém se referindo ao imperador como Satanás ou outros. Os cristãos primitivos eram perseguidos por demais pelos imperadores romanos, por isso aqueles os chamavam de Satanás, ou seja, Adversário. A bíblia nunca menciona essas nomenclaturas se referindo a algum ser espiritual. Essa confusão se deu por causa da tradução que não se deu e sim uma transliteração.

Entendemos assim que Satanás ou Diabo é o mesmo que opressor, indeclinável, etc. Através de uma leitura histórica, fica fácil identificarmos o "Adversário" da existência. Esse "Satanás" sempre está relacionado com a política principalmente (não somente), pois através da política o homem é atingido em coletividade. Por isso Aristóteles afirmou que toda ética é política. A partir do momento que a Igreja começou a receber corpo de Instituição, passou também de presa para predador. A Idade Média não esconde nada a respeito disso. A religião foi o maior instrumento de opressão dessa época. Seu desejo pelo poder a cegou diante de barbáries. Em nome de Deus foram mortos, pela chamada "Santa Inquisição", muitos pensadores e pessoas que se opunham as idéias da religião. Um verdadeiro terror sondava os pensadores daquela época. Tudo pelo poder. Muitos mulheres foram queimadas como bruxas, as vezes somente por serem belas.

Mitos eram ensinados para manter a dominação cristã nas mentes humanas. O homem já nascia num mundo cauterizado pelo poder da religião, que cegava, alienava. Sempre que a conhecida igreja Católica Romana se via em perigos, o sangue era derramado ou havia grande oposição por parte dessa. A religião também esteve do lado de todos aqueles que defendem seus ideais. Dessa maneira a Igreja Católica se opôs ao Protestantismo e intrepidamente ao Comunismo, que era uma ameaça ao seu ninho. Esse último, enxergava o diabólico na religião de forma magnífica.

Não somente a Igreja Romana, mas o Protestantismo também foi satânico em muitos de seus atos. O reformador Lutero, em nome do poder, se opôs aos campesinato de sua época. A nobreza encontrou aliança nessa Reforma luterana. Já os ideais defendidos pela antiga burguesia se apoiaram no reformador Calvino e desenvolveram. Hoje, esses ideais oprimem a existência de bons homens - é o frio capitalismo que mata milhões por ano. O Protestantismo apoiava o sistema que permitia a opressão do proletariado pela burguesia. Não é a toa que Marx defendia a eliminação das classes sociais.

Triste saber que essa religião que prega salvação seja instrumento de alienação. Os movimentos pentecostal, neo-pentecostal e carismático são o Diabo desses nossos tempos. Alienam o homem fazendo com que ele só pense em "coisas espirituais" (mitos), enquanto o cosmos é dominado pela injustiça, fome, violência, miséria, indiferença e etc. O dinheiro está por trás desse caos e a religião, que é cega, corrobora com esse sistema. A conhecida "teologia da prosperidade" é um exemplo de capitalismo sujo em nome de Deus. Dá nojo ver tamanha alienação e desgraça. Outro pensamento que faz da religião cristã o Demônio em pessoa, é a sua oposição ao sistema político/econômico comunista. A falta de visão horizontal dos religiosos comprova essa alienação que tanto afirmo. Marx estava correto quando afirmou que a religião é o ópio do povo. Freud estava inspirado quando disse que a religião é a neurose das massas. Esses homens foram verdadeiros profetas que conseguiram enxergar a realidade da existência. Marx me faz lembrar dos profetas do velho testamento que enfrentaram a religião em nome da sua ética.

Tiro meu chapéu para homens como Gustavo Gutiérrez, Rubem Alves, José Miguez Bonino, Leonardo Boff e outros que, além de enxergarem os problemas sociais que afetam o mundo, lutaram dentro dessa religião, como polemistas, por uma mudança de mentalidade religiosa.

Se a teologia deve estar ligada as necessidades existenciais do homem, o capitalismo deve ser perseguido por esta, pois ele oprime. Quando a religião cristã se cala diante do que está havendo no mundo e se preocupa somente com "salvação do espírito", além de alienada, ela se torna o próprio Satanás.

Para se libertar da alienação do cristianismo é preciso apenas uma coisa - pensar. O dia que o povo pensar as igrejas esvaziarão.

Prof. Yuri Almeida

12 comentários:

  1. Realmente Yuri.. artigo de grande valia e muito interessante. Com certeza a Igreja Católica buscou no âmago do pensamento dos povos que pode conquistar para os submeter ao tenebroso medo espiritual que ameaçavam para que ficassem submisso ao clero. Toda forma de manifestação ideológica divergente da que a igreja impunha era vista como um pecado que os conduziriam diretamente ao inferno, nas garras do Diabo ou do Satanás, porém toda forma de cultura que poderia libertar a sociedade do pensamento religioso era condenada, onde a Igreja conduziu a sociedade rumo a um verdadeiro mito teológico.

    ResponderExcluir
  2. Camarada Yuri
    Muito bom o artigo. Me fez repensar em algo. Como a religião cristã é individualista (e aí está o seu perfeito casamento com o modus operandi capitalista), afinal por mais que eu reze, creia em Deus e expie meus pecados, só posso salvar minha alma, portanto sou um ser único e individual. Me lembrei também de Nitzche, "o homem em sua arrogância criou Deus sua imagem e semelhança".
    Peço permissão para republicá-lo em meu blog.
    Inté

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Yuri!!! O grande diabo é a nossa alienação, precisamos ser "SALVOS" de nós mesmos!!!

    ResponderExcluir
  4. O demônio é um mito enraizado na cultura ocidental, aceito por alguns e negado formalmente por outros.Com o desenvolvimento da psiquiatria, da pscicanalise, o endemoniamento foi sendo progressivamente desmarado. A denonomania ou denomapatia é uma doença mental caracterizada pela crença na possessão do demônio.Mas todo este trabalho resulta de uma lenta elaboração dos teólogos, montada sobre tradições muito antiga da qual resta apenas alguns vestígios na Bíblia Oficial do Ocidente.

    ResponderExcluir
  5. Legal pra caralho o blog!
    Estarei sempre por aqui.
    O meu espaço virtual é www.alemdebememal.zip.net
    Abraço!

    Cleiton Corrêa

    ResponderExcluir
  6. E ai picareta???

    Te add aqui como seu seguidor (credo...rs)
    Depois eu leio mais, pq sei que vou gostar...
    O meu blog é mais light, coisas do dia a dia, devocionais, Star Wars e afins.

    SAUDADES DE VC, PICARETA MASTER!!!

    ResponderExcluir
  7. Yuri, li seu artigo e vi que você criticou muito e não falou em atos que as instituições religiosas e outros líderes cristãos fizeram em nome da pobreza, como São Francisco de Paula. Porque elas foram movimentos onde, apesar de reconhecimento do papa como autoridade, tem projetos e estatutos próprios e desenvolveram muitos programas de ajuda aos pobres e necessitados. Lembre-se: o homem não é apenas uma máquina como os regimes autoritários querem.Eles também são alma e coração.
    Prof. Lucas Daniel
    prof de história na redepública de Varginha/MG

    ResponderExcluir
  8. Como acredito ser um espaço democrático, pelo menos espero que seja, apesar das minhas sinceras dúvidas originadas do engajamento político do autor do texto, venho com estas simples e desprentenciosas palavras esclarecer e iluminar sobre alguns fatos aqui escrito. Entre aspas são os dizeres do autor e logo depois vem a minha argumentação sobre as idéias principais do autor.

    . “A bíblia nunca menciona essas nomenclaturas se referindo a algum ser espiritual. Essa confusão se deu por causa da tradução que não se deu e sim uma transliteração.” - MENTIRA - pois está repleto na bíblia a menção de Satanás como um ser espiritual adversário de Deus. Dentre diversas menções de Satanás, a mais famosa é o embate entre Jesus Cristo e o próprio satã no deserto, passagem esta conhecida por todos mas desconhecida pelo o autor que é teólogo.

    “Esse último, enxergava o diabólico na religião de forma magnífica”. - CONCORDO – Não que o diabo esteja na relegião mas sim que o Cristianismo é opositor maior do nefasto Comunismo, sendo assim, utilizando a lógica do autor, e como a terminologia “Satanás” foi consagrada nas escrituras Cristãs, o Comunismo é verdadeiramente o sistema político de Satanás.

    “Para se libertar da alienação do cristianismo é preciso apenas uma coisa - pensar. O dia que o povo pensar as igrejas esvaziarão.” - CONFIRMAÇÃO – Esta frase é a confirmação do objetivo do autor, acabar com o Cristianismo. É um preconceito nem um pouco disfarçado pois chama todos os Cristãos de imbecis. O Marxista autor deve lembrar que o Comunismo sujou a dignidade humana, ao contrário do Cristianismo, que vem ao longo de mais de 2 (dois) mil anos dignificando a humanidade e contribuindo para o crescimento da sociedade ocidental. A Inquisição, que graças a Deus não existe mais, “apenas” matou centenas de pessoas nos seus séculos de existência. Apenas eu digo pois se comparada com o Comunismo, originário do ateu e anticristão confesso Marx, matou mais de 200 milhões de pessoas em pouco mais de 1 (um) século de existência.
    A ideologia Cristã é de paz, amor e caridade com os próximos, mas, ao mesmo tempo, de respeito pela individualidade e diferença entre as pessoas. Já o comunismo não aceita as diferenças de idéias e isto sim é a imbecilização dos homens. Quando todos os homens na face da terra estiverem doutrinados – o que está acontecendo atualmente em grande parte da humanidade e inclusive no Brasil – e estiverem sem capacidade de ter um pensamento livre e crítico o Comunismo será reinante na humanidade.
    Para finalizar, o comunismo vem cometendo mais uma barbárie nos tempos atuais, na China, as crianças que nascem do sexo feminino ou é abortada, morta assim que nasce ou deixada em asilos governamentais para morrerem pouco a pouco. Isto é típico de um regime que na sua essência é Ateu como é o Marxismo.

    Agradeço o espaço
    João Penna

    ResponderExcluir
  9. A gente que pensa dessa forma deveria realmente se unir e lutar pot isso, tõ cansado dessa exploração do dinheiro... só vencendo a igreja isso vai parar.

    ResponderExcluir
  10. Pode-se negar que todos os membros da igreja patrística eram gregos e anti-judaicos? Pode-se negar a inexistência de contemporâneos deles engajados na causa cristã que fossem judeus? Pode-se negar que foram os gregos que estiveram na liderança do cristianismo durante séculos? Pode-se negar que toda documentação cristã foi escrita em grego por este motivo? Pode-se negar que são os gregos e somente eles os narradores da história do cristianismo? Pode-se negar que o silêncio da história inclui também documentos judeus relacionados à formação do cristianismo? Pode-se negar que o Ocidente foi induzido a procurar respostas juntos aos judeus porque assim nada seria encontrado? Não, nada disso pode ser negado. No entanto, quando não é descaradamente negado, é desconhecido propositalmente porque esta não é a versão oficial, e tais fatos organizados incomodam demais àqueles que zelam pela farsa. http://www.scribd.com/doc/53745320/A-triste-comedia-academica

    ResponderExcluir
  11. Me chamo Mauro: Como assim "a Bíblia nunca menciona estas nomenclaturas como sendo do mundo espíritual"?
    O diabo foi citado inúmeras vezes na Bíblia(entre outros no evanglho de João)Veja o que diz em Ato dos Apóstolos, na Carta aos Efésios: “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do DIABO, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contras os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças ESPIRITUAIS do mal nas regiões celestiais" (Efésios 6.10-18).. Absurdo e herege seus comentarios contra a igreja que jesus criou( a Católica). Se algum Papa ou Padre administrou mal seu ofício, não é culpa da Instituição maior,pois seu criador foi jesus Cristo, foi Deus. Um Médico pedófilo, não condena a instituição médica toda. Um advogado quando comete um crime , não torna a OAB condenável por isto. .Já o protestantismo é um caso especial. O criador dela(Lutero) Segundo pesquisas hisóricas serias, era um blasfemador desequilibrado,assassino e suicída com podemos ver aqui:http://www.saopiov.org/2009/08/martinho-lutero-homicida-e-suicida.html

    ResponderExcluir
  12. Mauro, as palavras diabo, satanás e demônio nao foram traduzidas e sim transliteradas. Diabo significa no grego aquele que divide. Não é uma pessoa, é uma situação.

    ResponderExcluir