quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Escravidão Indígena no Brasil


No séc. XVI os indígenas foram utilizados como mão-de-obra escrava no Brasil.

3 comentários:

  1. Maike Mendes Oliveira / 7 Ano c / Numero 197 de setembro de 2010 às 13:13

    Na idade antiga erá comum a escravidão , e muitas obras , como pirademes do egito foram construidas pelos escravos.
    Também a escravidão erá normal na Africa, quando um povo era derrotado em guerra, eram presas e vendidas para o trabalho escravo.E na antiguidade o Mesmo acontecia , Mas no Séc XVI os esgravos eram vendidos para ganhar dinheiro.
    A escravidão dei a saida de portugal para buscar escravos e resolver o problema da mãe de obra na colonisacão Brasileira.


    Escravidão de Indios
    No Brasil
    No Séc XVI, os Portugueses escravisavam indios Brasileiros, mas não durou muito tempo , por causa da dificuldade de capturar o Endigena

    ResponderExcluir
  2. João Paulo , 7 Ano c , Washington Luis8 de setembro de 2010 às 12:03

    A escravidão na idade antiga era comum a escravidão , e muitas obras da antiguidade , foram construidas pela mão escrava.A escravidão tambem era normal na Africa populaçoes derrotadas em guerras eram presas e vendidas para o trabalho escravo. Quando os povos entravam em comflito o mesmo acontecia , mas a escravidão no Séc XVI tinha uma funcão mercantilista , visão do lucro da burguesia Mergente. A escravidão foi a saida de portugal para resolver o problema da mãe de obra na colonisacão brasileira.Durante o Sec XVI os portugueses escravisavam os indios brasileiros ,mas não durou muito tempo , por causa da dificuldade de capturar os indios porque resitiam , fugiam e entravam em conflico direto com os colonos.

    ResponderExcluir
  3. vale lembrar que a substituição do trabalho indigena pelo escravo não se deu só pela dificuldade da capturação dos indigenas,mais também porque muitos indios tinham morrido no tempo da colonização,e a atuação da igreja catolica tambem foi um importante fator pois ela proibia a escravidão indigena mais permitia a africana,os padres acreditavam que a escravidão na america era um meio de trazer os africanos para a ''verdadeira religião''

    ResponderExcluir