segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Lançamento de livro sobre história econômica de Poços de Caldas

No dia 25 de setembro, a Câmara Municipal de Poços de Caldas recebe o historiador e professor mineiro Yuri de Almeida Gonçalves, que lança o livro Poços de Caldas – uma leitura econômica. A obra revela um retrato da história econômica da cidade, cobrindo o período de sua fundação aos dias atuais. Dividido em 14 tópicos, o livro é escrito a partir da leitura historiográfica marxista.

De acordo com o autor, aspectos que desmistificam as ideias pré-concebidas sobre o desenvolvimento de Minas Gerais e, conseqüentemente de Poços de Caldas, além de uma análise da conjuntura econômica do país e sua reflexão sobre os municípios são apresentados no livro, que delineia um panorama da economia do Estado a partir do século XVIII, identificando que Minas Gerais não esteve presa somente à mineração do ouro.

O principal objetivo do livro foi traçar um panorama histórico-econômico de Poços de Caldas, a partir de dados que ainda não haviam sido compilados. O fato de a cidade ter se tornado a maior do sul de Minas sempre me foi motivo de indagações. Na verdade como o motor propulsor da história e a infra-estrutura da sociedade é a economia, já previa que foram aspectos econômicos que motivaram a expansão do município. A partir dessa visão, fui incentivado por professores de Varginha e Três Corações a me lançar na pesquisa, que resultou em minha especialização em História e Construção Social no Brasil, através da Unincor”, informou o escritor.

O livro Poços de Caldas – uma leitura econômica é aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio cultural da Circullare Auto Omnibus, sendo gratuitamente distribuído para todas as bibliotecas públicas municipais e escolares de Poços de Caldas, além de bibliotecas de referência em todo o país. A abertura do lançamento é marcada por apresentação musical da cantora Jesuane Salvador, que interpreta canções afinadas com a proposta, passando por Mercedes Sosa e Milton Nascimento.

Serviço:
Lançamento do livro “Poços de Caldas – uma leitura econômica”, do escritor Yuri de Almeida Gonçalves
Local: Câmara Municipal de Poços de Caldas, rua Junqueiras, 454 – Centro. Poços de Caldas/MG
Horário: 19h
Entrada franca
Mais informações
Jesuane Salvador
CulturAlternativa Comunicação
(11) 6541-6849

7 comentários:

  1. Hugo Fernando do Couto Faco10 de setembro de 2010 21:29

    Parabéns Professor Yuri. É uma honra tê-lo como professor/tutor na faculdade. Sucesso sempre.
    Hugo Fernando do Couto Faco - Graduando em História

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Yuri!
    Estou sedento pra ler sua obra e já a estou recomendando!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Grande camarada!!! belíssimo lançamento e explanação. Tenho muito orgulho de ser seu amigo.

    Parabéns pela obra.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo lançamento de seu livro! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Livro Professor Yuri
    Qu você tenha muito sucesso
    Tchau

    ResponderExcluir
  6. ae Yuri
    Meus Parabéns por seu livro hein!!!
    beijoo

    ResponderExcluir