domingo, 1 de novembro de 2009

Iluminismo

O regime político inglês, resultante da Revolução burguesa e as idéias liberais de Locke influenciaram o surgimento do Iluminismo.

Foi na França foi onde mais desenvolveu essa filosofia, porém, as idéias iluministas influenciaram a independência dos EUA, a Revolução Francesa, as independências latino-americanas e até a Inconfidência Mineira.

Por toda parte do mundo, os escritos dos filósofos franceses circulavam, forçando transformações ideológicas, políticas e até religiosas.

Pensamento Iluminista
Os iluministas condenavam o Antigo Regime, o Absolutismo. Buscavam esclarecer as pessoas da hipocrisia que era a sociedade moderna, que na realidade era conservadora em sua política e enganadora em sua ideologia.

Os ideais iluministas eram a Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Contudo, não podemos confundir esses ideais, o Iluminismo era um movimento burguês. Essa igualdade era igualdade de direitos que os permitiria chegar ao poder. Essa liberdade dizia respeito a liberdade econômica, pois havia monopólios concedidos pelos reis. E essa fraternidade dizia respeito aos seus. A maçonaria se encaixa bem nesse último.

Os iluministas exaltavam a razão como sendo responsável pela libertação das mentes. A razão liberta as pessoas da ignorância, das superstições, do fanatismo, do engano.

A razão é o uso da inteligência e do raciocínio. Os filósofos da época criticavam filosofias anteriores, como a escolástica, pelo uso excessivo do misticismo e a falta de metodologia científica em suas observações.

Educação
Muitos iluministas pregavam que os homens são produto da educação e da sociedade em que vivem. Isso significa que a educação é responsável pela formação até mesmo ontológico do ser humano e por conseguinte, responsável pelo tipo de sociedade que se formará.

O filósofo Rosseau dizia: “O homem é bom por natureza, à sociedade que o corrompe.” Isto é, uma boa educação forma bons cidadãos. O filósofo contrariava nesse pensamento o calvinismo, que se espalhava na Europa, pregando que o homem é por natureza ruim e pecaminoso. Tais pensamentos religiosos usam da desgraça para por analogia exaltar seu Deus. Também, diminuem psicologicamente as pessoas para a levarem a sua idéia. Rosseau condenava isso.

Esses filósofos iluministas acreditavam que a educação da época, feita pelos padres, promovia a superstição, ignorância e fanatismo. Por isso atacavam a Igreja.

Os filósofos D’Alembert e Diderot publicaram uma enciclopédia que abordava todos assuntos e divulgava as idéias iluministas. Era uma maneira de levar uma educação sem estar peso no estribo da religião.

Progresso
Veneravam a ciência, por isso estudaram matemática, ciências naturais (física, química e astronomia). Somente a ciência pode demitizar os mitos, pois ela explica o funcionamento do Universo.

A razão gera ciência e essa gera progresso. O raciocínio é a prerrogativa para o surgimento do conhecimento e este responsável pelo progresso, que se manifesta na tecnologia.

A sociedade é melhor com progresso. Condenavam o conservadorismo do Absolutismo e do clero moderno.

Deísmo
O pensamento predominante na época era o teísmo, que a idéia de que Deus existe e atua na Terra. A Igreja é a grande representante do pensamento teísta

No Iluminismo aparecem filósofos como Helvetius e Holbach que defendem um pensamento contrário, que é o ateísmo, ou seja, Deus não existe. Para estes, Deus é uma invenção mitológica e a natureza é desvinculada de qualquer criatura sobrenatural.

Contudo, a maioria dos iluministas defendiam o deísmo, que afirma a existência de Deus, mas nega sua atuação na Terra. Isaac Newton dizia que o Universo funciona como uma mecânica. É do Iluminismo a analogia do "Relojoeiro Divino" que compara Deus com um relojoeiro, que programa o relógio para funcionar sozinho, sem intervenção posterior.

Anticlericalismo
Os iluministas criticavam veemente o clero. Os padres eram vistos como preconceituosos, supersticiosos e irracionais. Tais filósofos detestavam a Inquisição, que espalhava a idéia de que o pensamento iluminista era uma farsa anticristã.

Apesar do anticlericalismo dos iluministas, o pensamento liberal lhes contaminou até na ideologia. O filósofo Voltaire, por exemplo, atacava os atos da Igreja, mas pregava a TOLERÂNCIA, ou seja, o respeito pela idéia contrária. Dizia: “Não concordo com uma só palavra que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de falar livremente.”

Igualdade Jurídica (Direito)
Pregavam a igualdade do Direito, ou seja, todos devem ser iguais perante a lei.

Essa apologia era pregada porque a burguesia, apesar de rica, tinha menos direitos do que a nobreza. Os tribunais dos nobres eram diferentes e estes não pagavam impostos. O Absolutismo beneficiava os ainda senhores feudais e sacrificava a burguesia, classe social que nem havia no estamento da Alta Idade Média.

Política

O pensamento político do Iluminismo é o mais conhecido, principalmente porque foi o que mais se aplicou na práxis. O pensador Montesquieu defendeu a Teoria da separação dos três poderes. Foi ele que formulou a divisão do poder estatal em Poder Executivo, responsável pela administração pública (presidente, rei, governadores e prefeitos), Poder Legislativo, que elabora leis e fiscaliza o Executivo (deputados, senadores e vereadores) e Pode Judiciário, que promove a justiça a partir das leis (juízes)

Liberdade
A liberdade foi garantia de direito. Numa sociedade que convivia com escravidão, os iluministas passam a afirmar que ninguém pode ser escravo ou servo.

A Liberdade econômica é defendida pela ideologia da burguesia emergente. O Liberalismo econômico com sua afirmação de que, o Estado não deve intervir na economia com taxas alfandegárias nem monopólios, foi defendido pelo Iluminismo.

Surge ainda a Fisiocracia, com sua afirmação de que a base da economia é a agricultura.

O Iluminismo foi um movimento muito mais profundo e completo do que o Renascimento, pois este último, não teve a coragem, a intrepidez ou mesmo a competência para atacar com tanta perfeição o Sistema opressor de sua época, simbolizado no século XVII pelo rei e clero.

Prof. Yuri Almeida

37 comentários:

  1. julia brisa teixeira 8 ano c3 de março de 2010 às 17:03

    jean jakes rosseau, um dos mais
    celebres filosofos do seculo 18
    gostava de dizer:'o homen é bom por natureza
    a sociedade que o corrompe'.
    o crontrato social mostrou que os governos foram criados por vontade dos cidadõese por tanto os cidadões tinham o direito demuda-las!!!!
    achei tambem muito interessante a frase que voltarie pronumciava
    :'não concordo com uma so palavra que voce diz,mas defenderei ate a morte seu direito de falar livremente.......'

    ResponderExcluir
  2. este site me ajudou muiitoo a fazer os trabalhos vlw mesmo muiito obrigadoo!!:D

    ResponderExcluir
  3. muito bom valeu apena yuri

    ResponderExcluir
  4. E Ai Meu Professor De Historia , vc me passou uma Folhinha Falalando sobre o ILUMINISMO. Eu Gostei da Materia E Agora eu Estou me enteresando Mais Pela Historia .

    Abraços , Prof. Yuri.

    ResponderExcluir
  5. jean jakes rosseau, um dos mais
    celebres filosofos do seculo 18
    gostava de dizer:'o homen é bom por natureza
    a sociedade que o corrompe'.
    o crontrato social mostrou que os governos foram criados por vontade dos cidadõese por tanto os cidadões tinham o direito demuda-las!!!!
    achei tambem muito interessante a frase que voltarie pronumciava
    :'não concordo com uma so palavra que voce diz,mas defenderei ate a morte seu direito de falar livremente.......'

    Brian 9°a

    ResponderExcluir
  6. yuri eu gostei cara
    muito enteresante !!
    brian

    ResponderExcluir
  7. Valeu man, ajudou muito ake! ;)

    ResponderExcluir
  8. Usar a razão liberta as pessoas da ignorância, do fanatismo, superstições e do engano.

    Razão é o uso da inteligência e do raciocinio.

    ResponderExcluir
  9. valeu ,meu trabalho de casa esta feito !
    sauhaush'
    aprendi muitas coisas mesmo,obrigado =D

    ResponderExcluir
  10. Por que não existe mais filosofos e pensadores como estes do passado, a sensação que tenho é que a humanidade empobreçe a cada seculo que se passa e a dificultadade de nos tornamos esclarecidos avança junto com a tecnologia.

    Thor

    ResponderExcluir
  11. Yuri,sobre a independencia dos estados unidos.Teve a influencia iluminista para este processo e quais foram os pensadores da epoca que apoiaram esse acontecimenteo?

    Paula

    ResponderExcluir
  12. Paula, o Iluminismo foi na emsma época da Independencia dos EUA e da rev. francesa. O iluminismo influenciou na teoria, e nesse sentido entra todos os pensandores iluministas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prof,yuri preciso fazer uma atividade contextualizada sobre a influencia do iluminismo na atualidade. Mi ajuda por favor

      Excluir
    2. Queria uma explicaçao Para Saber se os Iluministas Estavam certos ao criticarem o Antigo Regime? Porque?

      Excluir
  13. Crislaine número:05 7ano A28 de novembro de 2011 às 18:11

    A matéria iluminismo é muito legal é fácil. Por isso resolvi fazer um resumo.
    *Pensamento Iluminista
    >Buscava esclarecer o povo hipocrisia que era a sociedade
    >Idéias iluministas,Igualdade,Liberdade e Fraternidade.
    >Exaltava a razão como sendo responsáveis pela Libertação das mentes.
    >Razão é o uso das inteligência e da sociedade
    *Educação
    >Os filósofos d` Alemberte e Deiderot publicavam uma ciclopédia queabordavam todos assuntos e divolgava as idéiasIluministas.
    >A razão gera ciências e essa gera progresso.condenavam o conservadorismo do absolotismo.
    *Deismo
    >Teismo:Deus existe e atua na terra
    >Ateísmo:Deus não existe
    >Deismo:Deus existe mas não atua na terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei esse assunto, e amei o seu resumo !

      Excluir
  14. O que eu entendi do tema Educação: O movimento que ocorreu no século XVIII, feito por:Locke,Rosseau e os filósofos D’Alembert e Diderot,influenciou na fundação do sistema social, que hoje em dia, nos afasta da presença de Deus!

    O que eu entendi do tema Progresso: Os Iluministas veneravam a Ciência, e implantaram o sistema de educação, eles acreditavam que a ciência poderia explicar todo o funcionamento do universo.
    Acreditavam também que a razão gerava ciência e a mesma progresso, mas na verdade, razão gera ciência e essa gera conhecimento do que hoje me é apresentado.

    ResponderExcluir
  15. No século XVIII, uma nova corrente de pensamento começou a tomar conta da Europa defendendo novas formas de conceber o mundo, a sociedade e as instituições.Dessa maneira, os iluministas preocuparam-se em denunciar a injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutista e os privilégios enquanto vícios de uma sociedade que, cada vez mais, afastava os homens do seu “direito natural” à felicidade.

    ResponderExcluir
  16. Não entendi aonde esse site está explicando sobre a educação no iluminismo :/ afz....


    att: Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é que até li um paragráfo sobre educação mas não faz muito sentido com a "educação"

      Excluir
  17. ajudou no meu trabalho mas o que é igualdade economica?

    ResponderExcluir
  18. esse site me ajudou muito obg

    ResponderExcluir
  19. Ótimo, Amei!
    Muito claro, bem objetivo e especifico.
    Entendi completamente o Iluminismo
    Valeu!

    ResponderExcluir
  20. O filósofo Rosseau dizia: “O homem é bom por natureza, à sociedade que o corrompe.”
    Quanta asneira. Quem veio primeiro : o homem ou a sociedade ?
    A sociedade é feita de que ou por quem ?
    Oras, o homem que é mal e portanto quase tudo que ele faz, inclusive a sociedade, é má.

    Se o homem é bom, pra que Justiça ?

    Sobre razão, progresso e ciência, faltou honestidade, pois como dizia não lembro quem: "o muito saber não traz juízo".

    A moral é mais importante que o conhecimento, pois de nada vale tanto progresso, tanta tecnologia, sendo as pessoas imorais. Por isso temos "evoluído" com esta enormidade de cartórios, câmeras, senhas, leis ....

    "Os iluministas condenavam o Antigo Regime, o Absolutismo" hipocrisia, condenavam o absolutismo dos outros, pois na base da baioneta instalaram o iluminismo goela abaixo. O absolutismo deles pode. Trouxas que ainda acham q houve evolução.

    "o Estado não deve intervir na economia com taxas alfandegárias nem monopólios, foi defendido pelo Iluminismo " ah é !!
    e quem sustentaria os necessitados, os hospitais, etc ?? seria tudo privatizado ? se o sujeito tem dinheiro, tem saúde, caso contrario. .... se exploda ??

    Sobre Educação, não falam ( por ignorãncia ou má fé ? ) q foi o cristianismo os primeiros construtores de universidades.

    Iluminismo é trevas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo não critico o que pensa, mas só comentando a frase
      O filósofo Rosseau dizia: “O homem é bom por natureza, à sociedade que o corrompe.”
      Nós homens(mulheres) quando nascemos somos bom por natureza, ainda não conhecemos o que é certo ou errado crescemos moldados pela sociedade em que vivemos.

      Excluir
  21. obrigado historia por nos ajudar a resolver nossas atividades boa

    ResponderExcluir
  22. as ideias contrarias ao iluminismo foram totalmente erradicadas ?

    ResponderExcluir
  23. Olá professor, gostaria de esclarecer uma dúvida. Hitler também era considerado um iluminista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Não, o Iluminismo foi um movimento do séc. XVIII e Hitler é um estadista do sec. XX - não há ligação entre os dois.

      Excluir
  24. viva aos iluministas e aos historiadores VIVA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. olá!Alguém entendido pode mim explicar, pq a igreja católica foi a primeira a despertar o conhecimento cientifico nas universidades e desembarcou nas grandes conquistas de ciências e da técnica.Já que ela foi contra o iluminismo ,que pelo que me parece também buscava esses conhecimentos e ela barrou.

    ResponderExcluir