terça-feira, 3 de novembro de 2009

Lenin


Estadista e revolucionário russo (1870-1924).

Líder da Revolução Russa, criador da União Soviética. Seu verdadeiro nome é Vladimir Ilitch Ulianov. Filho de um professor, nasce em Simbirsk, atual Ulianovsk. Começa a estudar Direito na Universidade de Kazan em 1887 e logo é expulso acusado de agitação política. Naquele ano, um de seus irmãos é enforcado por conspirar contra o czar Alexandre III.

Retira-se para a casa de seu avô e estuda marxismo. Volta à universidade e se forma em 1891. Muda-se, em 1893, para São Petersburgo, onde se dedica à propaganda comunista nos bairros operários. Preso e deportado para a Sibéria , lá permanece até 1900. Parte para a Suíça e lança o jornal Iskra (A Centelha) em 1901. Nele, passa a usar o pseudônimo Lenin.

É um dos fundadores do Partido Operário Social-Democrata Russo. Torna-se, em 1903, o principal líder dos bolcheviques, a ala do partido que defende a aliança operário-camponesa para tomada do poder. A Revolução de 1905 leva o czar a instalar uma versão limitada de monarquia constitucional. Mas Lenin vê-se obrigado a se exilar na França e na Suíça, continuando a propaganda contra o czarismo. Em 1912, ainda no exílio, dirige a criação do jornal clandestino Pravda (A Verdade) em São Petersburgo. Em 1916, escreve O Imperialismo, Etapa Superior do Capitalismo. Para ele, os países industrializados mantêm-se em permanente expansão econômica. Já os atrasados, fornecedores de matéria-prima, estão condenados à dependência eterna em relação aos primeiros.

Quando o czar Nicolau II é deposto em fevereiro de 1917, Lenin está em Zurique. Sua volta à Rússia é ajudada pelos alemães. Em outubro, dirige o golpe bolchevista e instala o Estado soviético. Em O Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo (1920), critica as deformações de comportamento na militância. Em 1921, introduz a Nova Política Econômica, vista pelos adversários como um retorno ao capitalismo. Em 1923, sofre um derrame do qual nunca se recuperou totalmente. Morre no ano seguinte. Seu corpo, embalsamado, permanece em exposição num mausoléu perto do Kremlin, em Moscou.

4 comentários:

  1. muito bom mas eu gostaria de saber qual as propostas defendidas por vladimir ulianov que eram as teses de abril e eram 3 propostas, e o lema que foi ultilizado para mobilizar a população(os trabalhadores)! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  2. "Grande" Lenin hen? Você deve ama-lo né? Respeita-lo como verdade lider.... Ele quase não matou a familia inteira do czar né, quase não matou seus companheiros de revolução.... Lenin, Robespierre, Stalin, Mao Tse Tung, TODOS FALSOS PROFETAS....

    ResponderExcluir
  3. Matheus Marques (comunista)18 de março de 2013 às 15:15

    Lenin (Vladimir Ilitch Ulianovfoi) foi um grande comunista , ainda mais para o grande socialismo...
    E na minha opinião se nao fosse por ele a Rússia não teria tornado socialista em 1917 (pena que mudou hj em dia), por que se nao teria surgido Stalin, para dar mais uma melhorada no socialismo na Rússia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Lênin foi comunista kkkkkkk's! Socialismo necessita do estado, Lênin era socialista, nunca foi comunista. Ele mesmo explica a diferença do Comunismo e do Socialismo, é claro, a concepção dele é diferente de Marx.

      Excluir