terça-feira, 3 de novembro de 2009

Prestes, Luís Carlos


Luís Carlos Prestes era militar e político gaúcho. Integrou o alto comando da Coluna Prestes, que percorreu o Brasil em protesto contra o governo de Artur Bernardes e liderou a Intentona Comunista.

Luís Carlos Prestes nasceu em Porto Alegre no dia 3 de janeiro de 1898. Cursou a Escola Militar do Realengo no Rio de Janeiro e foi transferido para o Rio Grande do Sul. Participou de reuniões preparatórias para levante deflagrado contra Artur Bernardes em 1922, mas não participou da revolta de 5 de julho porque estava com febre tifóide.

Em setembro de 1922 foi transferido para o Rio Grande do Sul para servir no 1° Batalhão Ferroviário em Santo Ângelo.

Foi um dos líderes dos movimentos tenentistas, formado por oficiais contrários à República Velha. Sublevou sua guarnição e se encontrou no Paraná com os rebeldes da revolta tenentista de 1924, ocorrida em São Paulo. Formou com eles a Coluna Miguel Costa-Prestes, que percorreu 25 mil quilômetros, por treze (13) estados do país, propagando as idéias tenentistas de dezembro de 1924 a fevereiro de 1927. Recebeu o apelido de “O Cavaleiro da Esperança” quando estava no comando da Coluna Prestes. Por não conseguir derrubar o governo federal, chegou a internar-se na Bolívia. Apesar de não derrubada do governo, a Coluna Prestes nunca sofreu uma derrota em batalha contra as forças legalistas.

Exilou-se na Bolívia e depois na Argentina, período em que entra em contato com o marxismo e o comunismo. Na Bolívia fixou-se em La Gaíba e assinou um contrato com a Bolivian Company Limited, companhia inglesa de colonização, para trabalhar junto com cerca de quatrocentos homens que estavam sob seu comando, na construção de obras de saneamento e abertura de estradas.

Em 1927 foi procurado por Astrojildo Pereira, secretário geral do Partido Comunista do Brasil (PCB), que lhe levou obras marxistas e propôs uma aliança política – o que Prestes rejeitou.

No final de 1928 transferiu-se para a Argentina, onde trabalhou como engenheiro. Nessa época estudou o marxismo e aderiu ao socialismo. Teve contatos com importantes líderes comunistas como o argentino Rodolfo Ghioldi e Abraham Guralski, dirigente da Internacional Comunista.

Em 1929 recebeu o convite do PCB para candidatar-se à presidência da República, mas recusou-se porque achou o programa do partido muito radical. Recebeu também convite para aderir à campanha presidencial da Aliança Liberal, chapa de oposição que lancara Vargas à presidência, concorrendo com Júlio Prestes, candidato indicado pelo presidente Washington Luís. Manteve dois encontros com Getúlio Vargas em Porto Alegre clandestinamente, mas não obteve acordo algum com a Aliança Liberal.

Após a derrota de Vargas em março de 1930, foi novamente procurado pela Aliança Liberal que o convidou para assumir a chefia militar do movimento que se preparava contra Washington Luís, mas não aceitou por achar que tal movimento não resultaria em nada e seria apenas uma troca no poder oligárquico.

Ainda em 1930 criou a Liga de Ação Revolucionária, que logo seria extinta. Nesse momento passou a usar do marxismo em seus pronunciamentos, mas não tinha um bom relacionamento com o PCB.

Preso em Buenos Aires em 1930, logo mudou-se para Montevidéu e em 1931 para a União Soviética a convite do governo daquele país, onde trabalhou como engenheiro. Por pressão dos dirigentes soviéticos, em 1934 foi aceito no PCB.

Participou de uma reunião em Moscou, em que, a partir de informações levadas por representantes brasileiros, decidiram-se promover uma revolução armada no Brasil, cabendo a Prestes a direção.

Voltou ao Brasil em abril de 1935, já casado com a alemã Olga Benário, participou do movimento armado, conhecido como Intentona Comunista, que tentou derrubar Getúlio Vargas. Paralelamente a isso, em 1935, foi fundada no Brasil a Aliança Nacional Libertadora, frente política que aglutinava tenentes decepcionados com Vargas, socialistas e comunistas, unificados por um programa antifascista e antiimperialista. Houve estratégias de derruba do governo e em Natal, Recife e Distrito Federal houve insurreições, mas o governo controlou facilmente a situação.

A Intentona fracassou e Prestes e Olga Benário foram presos em 1931. Prestes foi condenado a um total de 46 anos de prisão e sua mulher foi deportada para a Alemanha, sob o governo nazista, em 1936, onde foi morta num campo de concentração, em 1942. Antes, dera à luz a filha de Prestes, Anita Leocádia, no campo de concentração. Contudo, a filha do casal acabou sendo resgatada pela avó paterna, após intensa campanha internacional.

Anistiado em 1945, Prestes assumiu a direção do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e elegeu-se senador constituinte pelo Distrito Federal.

Devido à tensão da guerra fria, em 1947, o Tribunal Superior Eleitoral cancelou o registro do PCB (1947) e a seguir, extinguiu os mandatos dos parlamentares comunistas (1948). Prestes passou então a atuar na clandestinidade novamente.

Em 1950 negou apoiar politicamente qualquer que tivesse tido ligação com Vargas.

Em 1955 apoiou Juscelino Kubitscheck e na década de 60 voltou a apoiar João Goulart.

Com o golpe militar de 1964, seus direitos políticos foram cassados e ele passou a viver no exílio. Em 1979 voltou ao Brasil após a anistia política. Em 1980 foi afastado da secretaria-geral do PCB e deixou o partido.

Na década de 80, já com uma série de conflitos com o antigo PCB, orientou seus seguidores a ingressar no Partido Democrático Trabalhista (PDT), liderado por Leonel Brizola.

Participou do movimento das Diretas Já (1984). Morreu de leucemia no Rio de Janeiro em 07/03/190 e foi postumamente anistiado pelo Exército e promovido a coronel.

Prof. Yuri Almeida

3 comentários:

  1. legal ehh , gostei
    ja to preparado pra ser enterrogado no juri-simulado
    sou luis carlos prestes
    rsrsrs
    muito legal

    ResponderExcluir
  2. Para saber mais sobre a Coluna Miguel Costa-Prestes consulte:
    http://colunamiguelcostaprestes.blogspot.com/2010/06/coluna-miguel-costa-prestes.html

    Para saber mais sobre Miguel Costa consulte;
    http://cansadodeserexplorado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. luis carlos prestes foi um grande homen devia ser mais remunerado na sociedade brasileira casado com olga benario q foi outra grande revolucionaria .

    laura alves silva n 18 8 ano C

    ResponderExcluir