Ulrich (ou Huldreich) Zuínglio foi um dos principais reformadores protestantes, sendo líder da reforma na Suíça. Nasceu em 1484 na vila de Toggenburg, em Wildhaus, São Gal, na Suíça. Foi o terceiro de oito filhos de um rico meirinho. Foi educado em Viena e Basiléia, onde também ensinou. Conhecia os clássicos e chegou a ser mestre em Artes. Aprendeu música e a tocar alguns instrumentos musicais. Escreveu várias obras, em latim e alemão. Heinrich Bullinger (discípulo de Zuínglio) relatou que Zuínglio tinha memorizado em grego todas as epístolas paulinas, ou seja, ele conhecia bem o grego. Diferente de Lutero, não obteve doutorado em Teologia.
Foi extremamente influenciado pelo humanismo de Erasmo de Rotterdam, quem manteve correspondência mesmo depois de ordenado padre, em 1506. Dedicou-se aos estudos do Novo Testamento, o que lhe deu base para propor uma reforma, visto que todos os reformadores protestantes davam muito valor a bíblia. A doutrina da autoridade da bíblia foi defendida pelo reformador em sua obra Sobre a Clareza e Certeza da Palavra de Deus. Seu biblicismo o levou a crer que a bíblia é autoridade suficiente nas questões de fé e prática, e não a tradição da Igreja. Não apoiava as práticas abusivas de algumas doutrinas da Igreja Romana da época. Condenou ardentemente as indulgências, o jejum, a veneração dos santos católicos e o celibato dos padres. Em 1524 casou-se com Anna Reinhard. Opôs-se à venda de mercenários feita pela Suíça.
Em 1518 foi chamado para Zurique, comandando uma reforma. Em 1523 publicou as Sessenta e Sete Conclusões, uma de suas primeiras formulações doutrinárias. Pregava que o evangelho não está sujeito as aprovações da Igreja, sendo que a igreja se afastou desse evangelho e que este não está ligado as restrições eclesiásticas do catolicismo. Ensinava a comunhão dos santos e o sacerdócio de todos os crentes. Em sua obra Comentário Sobre a Verdadeira e Falsa Religião, estabeleceu a distinção entre Igreja visível e Igreja católica mística (Igreja invisível), composta por todos os santos (salvos, segundo o protestantismo).
Não ensinou a separação Igreja e Estado, mas parece que cria em um governo democrático. Sobre o batismo, pregava que esse deveria ser feito na infância, como paralelo a circuncisão judaica. Discordou de Lutero na questão da ceia, sendo que Lutero defendia a consubstanciação e Zuínglio defendia o Memorial.
Um dos seguidores de Zuínglio, a saber: Conrado Grebel, foi o fundador dos menonitas. Não podemos esquecer que o reformador suíço opôs-se aos anabatistas, apesar de um grupo anabatista ter originado dele, mesmo que ilegitimamente.
A reforma de Zuínglio não obteve sucesso em todos cantões suíços, sendo que, os cinco mais antigos cantões da federação helvética não apoiaram a crescente reforma. Devido a isso, Zurique impôs sanções políticas e econômicas a esses cantões. O resultado dessas imposições foi uma revolta que culminou em ataque por parte desses cantões a Zurique. Zuínglio participou das lutas como capelão e foi morto em 1531 durante a luta, em Kappel. Heinrich Bullinger foi um dos reformadores que deram continuidade a causa protestante na Suíça.
Prof. Yuri Almeida
Qual foi a revolta dele
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