quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

EUA: Mississipi oficializa abolição da escravidão em 07/02/2013

Quase 150 anos após o presidente Abraham Lincoln e o Congresso dos EUA terem abolido a escravidão no país, o estado de Mississippi ratificou a 13° Emenda constitucional e, assim, oficializou a liberdade dos negros.

Tudo começou quando Ranjan Batra, professor de neurobiologia na Universidade de Mississippi, assistiu em novembro de 2012 ao filme Lincoln, dirigido por Steven Spielberg. Em 1864, o presidente Lincoln e o Congresso aprovaram a 13 ª Emenda à Constituição dos EUA, abolindo a escravidão; ela também devia ser ratificada por cada um dos 36 estados então existentes nos EUA, que tomaram a providência em ritmos de tempo muito diferentes, adentrando muito no século 20. Delaware, por exemplo, ratificou o fim da escravidão em 1901; Kentucky, em 1976. O retardatário foi o estado de Mississippi, notório pelo racismo e pela perseguição contra os negros. Lá, o fim da escravidão ratificado em 1995 (130 anos depois!),mas como o estado não notificou oficialmente ao Registro Federal, órgão do governo da União, a decisão não era oficial.


Foi isso que Batra descobriu quando saiu da sala de cinema. De origem indiana e nacionalizado norte-americano em 2008, consultou seu colega de trabalho Ken Sullivan e descobriu no site usconstitution.net o atraso do estado.

Batra e Sullivan entraram em contato com o secretário de Estado do Mississippi, Delbert Hosemann, para que finalizasse o processo - que nunca chegou ao fim porque o secretário de 1995, quando a lei foi aprovada no estado, não enviou uma cópia ao Registro Federal. Assim, somente em 7 de fevereiro de 2013, o estado do Mississippi oficialmente aboliu a escravidão.

Com informações do portal Opera Mundi / The Clarion Ledger
 http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/27304/escravidao+e+oficialmente+abolida+no+mississippi+por+causa+do+filme+lincoln.shtml

Referências Bibliográficas.

OPERA MUNDI. Disponível em : Acesso em 21 fev. 2013. 

PORTAL G1. Disponível em: Acesso em 21 fev. 2013.

PORTAL TERRA. Disponível em: . Acesso em 21 fev. 2013.

PORTAL VERMELHO. Disponível em . Acesso em 21 fev. 2013.
 

YAHOO NOTÍCIAS. Disponível em: . Acesso em 21 fev. 2013.

12 comentários:

  1. É uma vergonha para "civilizada" sociedade ocidental, livre e "democrática", que faz duras críticas quanto aos remanescentes países socialistas (Cuba e Coréia do Norte).

    ResponderExcluir
  2. Great blog. I love to read an article like this thanks for posting

    ResponderExcluir
  3. Very informative NEWS and great idea of the of USA..Please keep on sharing updated news on this. Thank you for sharing this..

    click here

    ResponderExcluir
  4. this blog is very interesting. please keep on posting more.

    We found PCX Tech, Network Support

    ResponderExcluir
  5. i really love reading this blog. very informative. thanks a lot for sharing this.

    We found Humble Cloud Services

    ResponderExcluir
  6. there's a lot to learn from this blog. thanks a lot for sharing this very interesting blog.:)

    We found Pasadena Cloud Services

    ResponderExcluir
  7. very informative blog. please keep on posting more!

    Click Here

    ResponderExcluir