segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Possível povoamento de mais de 20 mil anos no Brasil

Novas descobertas apontam que pessoas que habitavam a América do Sul antes da cultura Clovis, ancestrais dos indígenas, povoaram o nordeste brasileiro há mais de 20 mil anos. Dois conjuntos simples de ferramentas de pedras escavadas na base de uma encosta rochosa no Piauí foram feitas por pequenos grupos de colonos, que viveram há cerca de 24 mil anos, e outro de cerca de 15 mil anos, dizem os pesquisadores.
 
O antigo sítio Vale da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, encontra-se perto de outros campos da era pré-Clovis, segundo uma equipe liderada pelo arqueólogo Eric Boëda da Universidade de Paris. Marcas microscópicas em 294 pedras escavadas indicam que os seres humanos tinham afiado as rochas. As datações por radiocarbono da madeira queimada e análises de solo determinaram a idade das pedras. As novas descobertas desafiam a visão de longa data entre os arqueólogos que as pessoas da cultura Clovis foram as primeiras a se estabelecerem nas Américas.
 
Se as novas datas se mantiverem, produtores de ferramentas semelhantes a cultura Clovis se encontravam na América do Sul antes de 20 mil anos atrás, de acordo com o arqueólogo Kjel Knutsson da Universidade da Suécia. Mas as pedras afiadas podem ter sido criadas por eventos naturais, como deslizamentos de rochas, ou deslocadas para o solo há 24 mil anos a partir de camadas de sedimentos mais jovens, ponderam os arqueólogos brasileiros Adriana Schmidt Dias, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Lucas Bueno, da Universidade Federal de Santa Catarina.
 
Fonte: Science News [Internet]. [citado em 2014 set 8]. Disponível em: https://www.sciencenews.org/article/more-signs-emerge-new-world-settlers-20000-years-ago

5 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, estive a percorre-lo li alguma coisa, porque espero voltar mais algumas vezes,
    deu para perceber a sua dedicação em partilhar o seu saber.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante.
    E se gostar e desejar comente.
    Que Deus vos abençõe e guarde.
    Abraço. Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
  2. Taí um debate que promete muitas rodadas de polêmicas. Mas assim é feita a ciência, com bons debates e argumentos.

    ResponderExcluir
  3. Nice article, thanks for the information. You give me some idea's. I will bookmark for next reference.
    Cloud Contact Center

    ResponderExcluir
  4. Thanks for sharing wonderful information of giving best information. Its more useful and more helpful. Great doing keep sharing.

    Click Here

    ResponderExcluir
  5. very informative post for me as I am always looking for new content that can help me and my knowledge grow better.

    Visit Site

    ResponderExcluir