quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Escravidão Negra no Brasil


O modelo de escravidão no Brasil a partir o séc. XVIII com a escravidão negra.

15 comentários:

  1. esssa música me fez refletir..no passado eles faziam do negro um instrumento de trabalho..como um robô que você manda ordens e este faz sem recompensa...apenas comida e água (às vezes).Me fez refletir mais um monte de coisas que não caberia aqui..

    ResponderExcluir
  2. E digo que hoje nao é diferente! Os salarios pagos para a classe trabalhadora é o suficiente somente para comida e moradia. pagam o suficiente para que o funcionario apenas nao morra de foma para que possa voltar no outro dia e ser explorado mais um pouco e contribuir mais um pouco para o enrriquecimento do burgues. Costumo dizer que quando a Princesa Isabel assinou a carta de alforria tinha a intenção de libertar os escravos negros. Mas o que acontece foi o acrescimo dos brancos a escravidao de maneira que a renda acumulada com o trabalho nao remunerado (escravidão) foi somente distribuida (E muito mal distribuida) entre negros e branco e o resultado disso sao os baixos salarios pagos hoje para a classe trabalhadora, sendo que ainda o burgues continua acumulando macro lucros sobre esta exploraçao!

    ResponderExcluir
  3. Revolução Quilombolivariana

    Viva Zumbi! Viva Che!Viva Hugo Chávez! Feliz 2010!
    Conscientização!Justiça !Prosperidade! Solidariedade!
    Fraternidade!Amor! Paz! Socialismo Quilombolivariano!
    Ao Nosso Povo! Viva Brasil! Venceremos Feliz 2010!
    Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução
    Quilombolivariana e bradaram Vivas! a Simon Bolívar Viva! Zumbi!Tupac Amaru!Benkos BiojoS! Sepé Tiaraju Alicutan!Sabino! Elesbão!Cosme Bento! José Leonardo Chirinos !Antônio Ruiz,El Falucho! João Candido! Almirante Negro!Patrice Lumumba!Viva Che! Viva Martin Luther King!Malcolm X!Viva Oswaldão Viva! Mandela Viva!Luiz I.Lula da Silva, Viva! Chávez, Vivas! a Evo Ayma!Cristina Kichner!Rafael Correa! Fernando Lugo!José Mujica(El Pepe)! Viva! a União dos Povos Latinos afro-ameríndios,! 1º de maio,
    Viva! Os Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados.
    Movimento Revolucionário Socialista (Seja um, uma) QUILOMBOLIVARIANO


    vivachavezviva.blogspot.com/
    quilombonnq@bol.com.br
    Organização Negra Nacional Quilombo
    O.N.N.Q. Brasil .Fundação 20/11/1970
    Por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

    ResponderExcluir
  4. EU acho uma falta de companheirismo, entre os proprios negros de venderem pessoas da mesma raça.
    Vendo historias como essas a gente percebe a incapacidade das pessoas de nao querer sair perdendo nunca,fazendo coisas como a escravidao um ato que desvalorizou a raça negra no mundo atual.
    Quanto ao ingleses ,nos vemos que eles desejavam uma libertaçao egoista ,nao preocupando ao fato de pessoas estarem sem direito de viver,mas sim preocuparao no fato de eles ganharem a custa da nossa populaçao.
    ja falando da lei de libertaçao dos escravos ao 65anos,eu acho esse ato como uma gozaçao ja sabendo da impossibilidade de um escravo chegar ate nessa determinada idade.

    A escravidao ter sido por motivos economicos ,e uma coisa estranha ,ja de eles terem navios, e outras grandes coisas.
    Eu concluo que a escravidao foi um desastre que deixou o mundo sem confiança em si e nas pessoas que se habitam.

    ResponderExcluir
  5. Andrew N°4 Washingtom 7°C10 de novembro de 2010 às 11:41

    Antigamente No Brasil Havia Muita Escravidâo Negra No Qual O Seu Motivo Real Era Mão De Obra Pois Um Escravo Trabalhava Até A Morte Sem Nenhum Custo Após Sua Compra Os Escravos Eram Judiados Demais Quando Faziam Alguma Coisa De Mal Ou Errada Ele Eram Pendurados Nús Num Tronco E Apanhavam De Bacalhau que Era Uma Especie De Chicote Mas Muitas Veses Cortavam Partes Do Corpo Como O Nariz, Orelhas, Orgão Sexuais Só Não cortavam Os Dedos Pois Necessitavam Dele Para Mão De Obra.
    Os Negros Foram Escravizados Por Muito Tempo Alguns Deles Conseguiam Fugir Para Especies De Aldeias Chamadas Quilombos O Mais famoso Dos Quilombos Foi O Quilombo Dos PalmaRes Cujo O Lider Era Zumbi Que Inclusive Comfrontaram Com Os Colonos.
    Foram Criadas Varias Leis A Favor Dos Negros Mas Poucas Delas Foram Aceitas Até O Dia Em Que A Princesa Isabel Assinou Um Comtrato Cujo Aboliu Toda A Escravidão Mas Até Hoje Existem Sequelas pois O Negro è Muito Descriminado Na Sociedade Não Tem a Mesma Igualdade Social Que Os Brancos A Maisria Deles Mora Em Favela Em Familias De Baixa Renda.

    ResponderExcluir
  6. Carlos Eduardo Patelli 7 ano D n 06/dupatelli@hotmail.com10 de novembro de 2010 às 21:21

    Podemos constatar no vídeo o grande sofrimento que os negros passaram durante a escravidão no Brasil.. A cultura negra nos trouxe a capoeira, o samba e a feijoada. Que país seria o Brasil sem o legado da cultura africana? Certamente não o mesmo que hoje e dificilmente mais colorido, dinâmico e múltiplo. Falar na influência cultural que os negros tiveram no Brasil é desnecessário; o que parece ter havido em certas regiões do país é quase tão somente uma adaptação dos padrões de comportamento dos escravos às novas condições de vida a que foram submetidos. Depois que eles se estabeleceram e se expandiram, os demais povos é que absorveram e adotaram inúmeras tradições africanas. Se não fosse a riquíssima herança deixada pelos escravos trazidos da África sob as mais árduas condições dentro dos navios, o Brasil não comeria o que come, não dançaria como dança ou cantaria como canta.

    ResponderExcluir
  7. arolyne Patelli 7 ano D n 07/ carolpatelli@hotmail.com10 de novembro de 2010 às 21:22

    Os escravos chegaram amontoados nos barcos em condições subumanas no Brasil. Eram açoitados e punidos de várias formas pelos senhores de engenho que preservavam somente as partes do corpo que não prejudicassem o trabalho, como as mãos.
    Depois de vários séculos, com a assinatura da lei Áurea conseguiu a liberdade, onde o único benefício aparente para os negros foi o livramento dos castigos, mas em compensação, sofreram e sofrem até os dias de hoje para conquistar um espaço dentro dessa sociedade extremamente discriminatória. Diante de todos os benefícios que a cultura negra trouxe ao Brasil e sendo o nosso país um dos mais mestiços do mundo em decorrência principalmente dos negros, torna-se difícil explicar o motivo dessa enorme diferença em todos os setores da sociedade em relação à comunidade negra.

    ResponderExcluir
  8. Leticia /nº17/ 7 ano C.12 de novembro de 2010 às 17:25

    Bom eu entendi que no século XVII a alternativa era a escravidão negra.
    Os escravos estavam presentes em quase toda colônia,nas plantações,serviços domésticos,construções de casas estradas e açougues,comércio ambulante,lojas,criação de gados,oficinas de sapateiros,terreiros,carpinteiros e outras atividades.
    Os negros vinham para o Brasil através dos Navios Negreiros os cativos eram amuntuados num porão quente,umido e sem sol.A comida era uma mistura de farinha,carne seca e água.Muitos morriam durante a viagem por causa da sujeira se espalhavam as doenças.Os traficantes de escravos ficavam ricos e muitos se tornavam latifundiários.Muitos agiam como banqueiros principalmente nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro.
    Para domar os escravos era usado um tipo de violência física como o tronco.O bacalhau era outro tipo, com ele o feitor surrava nas costas dos escravos até a pele rasgar.Sobre a carne viva jogava sal,pimenta e urina para inflamar.Além disso havia outros castigos como cortar orgãos sexuais,nariz,orelhas,vazar olhos e outros, menos os dedos por causa do trabalho.Esse tipo de violência era usado apenas em escravos desobedientes para servie de exemplo para os outros companheiros,mas não matavam pois os escravos eram caros para serem mortos.
    Haviam os fourros que eram escravos que conseguiam liberdade condicional e até o escravo de ganho que podia trabalhar,ganhando uma quantia em dinheiro.Mas isso dependia do comportamento e do senhor.
    Além disso o trabalho escravo trazia lucro ás metrópoles e a igreja sempre ganhava com isso.
    Os negros aguentaram tudo isso,mas muitos fugiam para os chamados quilômbos.O mais famoso foi o de Palmares liderado por Zumbi.
    O motivo da escravidão foi exatamente econômico.
    O Brasil foi o ultimo país da América a acabar com a escravidão.
    Foram criadas várias lei,mas nem todas cumpridas uma delas foi a do sexagenário que libertava o escravo com 65 anos,mas o problema é que eles nem chegavam perto dessa idade,pois morriam antes.
    Por fim o rei de Portugal teve que se afastar do poder e a princesa Isabel entrou no seu lugar,assinando então um papel que libertava os escravos do Brasil.Mas o problema era que como tinha que libertar os senhores mandavam eles ir embora "com uma mão na frente outra atrás"... Então já que não tinham pra onde ir, iam para os morros vazios que hojem são chamados de favelas.
    E hoje os decendetes de escravos vivem geralmente lá sem uma moradia digna e uma educação favorável.60% da população é negra mas só 1% conseguem uma faculdade e ter uma vida melhor.
    Leticia / 7 ano C / número 17.

    ResponderExcluir
  9. Eduarda Gonçalves Colon Nº8 7ºanoC12 de novembro de 2010 às 18:40

    a escravidão veio da africa no sec. XVII, em portugal já escravizavam desde o sec. XV e já prodiziam açúcar os escravos africanos que vieram para o brasil são da região de guiné, angola, moçambique, madagascar e costa da mina.eles trabalhavam de quase de tudo qualquer coisa. eles viam para o brasil com os navios negreiros,que eram tudo tumultuados, faziam suas necessidades lá mesmo,comiam uma mistura de carne seca misturado com agua e farinha ficavam em um porão umido, quente, escuro e sem sol e com essas condições alguns morriam.para domar os escravos era usado violencia fisica, apenas não cortavam os dedos pois assim não tinha como trabalhar,. usavam até um tipo de chicote chamado bacalhau, qe rasgava a pele depois jogava pimenta, sal e urina que depois inflamava.os escravos que eram obedientes ele até poderia virar escravo de ganho, mas isso dependia do escravo e do senhor.a igreja cristã apoiava a escravidão negra pois achava que assim eles seguiriam a fé cristã. Alem do que a cultura religiosa aficana era encarada como pagã.alem disso o trabalho escravo trziam lucros as metropolis

    Os negros coviveram com tudo isso.E chegaram a ter confrontos com os colonos,muitos fugiam pelos quilombos, que eram aldeias que ficvam no meio da floresta ode os negros vivivam sem a opreção dos brancos.

    O motivo da Escravidão foi estremamente de lucro, Mão-de-obra acessivel.

    Brail foi o ultimo país na america a acabar com a escrvidão.

    Quando D.Pedro II viajou por motivos de saúde, sua filha Isabel assinou a lei AUREA.

    Negors foram morrar nas favelas e morros, sem educação ,moradia digna e direitos basicos.
    Joaquim Nabuco fez leis de apoio ao negros[,mas foram rejeitadas.

    ResponderExcluir
  10. Gabrielle Alice Gallo 7 ano C n 1012 de novembro de 2010 às 18:58

    NO seculo 17 a alternativa era a escravidao vindo da Africa, ja escravizavam negros africanos.Implantacoes no sul de Portugal e Iris do Oceano Atlantico que produzia acucar, os escravos negros que vieram pro Brasil eram das regioes de Guine , Costa da Mina, Madagascar,angola e mocambique.
    Os escravos trabalhavam nas plantacoes, servicos domesticos, construcoes de casas, estradas, acougues, comercio ambulante, lojas , criacao de gado, oficinas, ferreiros, sapateiros, carpinteiros .. etc..
    Os escravos vinham para o Brasil atraves dos navios negreiros , um amontoado em cima do outro , num porao quente, umido e sem sol, os alimentos que eles comiam era a mistura de farinha agua e carne seca, muitos deles morriam durante a viagem.
    Os traficantes de escravos ficavam ricos e muitos viravam latifundiarios e ate agiam como banqueiros, principalmente em Salvador e Rio de janeiro.
    Para domar os escravos era usado violencia fisica , tipo deixar eles presos em um tronco pelados e de costas, apanhavam com o bacalhau ( tipo de chicote com 5 pontos de couro , ate a carne rasgar , depois passavam pimenta, sal e urina, fazendo assim os machucados inflamarem. Mas existia outros tipos de violencia como crtar o nariz, orelhas, orgaos sexuais, lixar os dentes ate a raiz , etc...mas so levavam castigos como esses apenas os escravos que nao obedeciam seu Senhor.
    Existiam os escravos que conseguiam liberdade condicional e o escravo de ganho, mas dependia de seu senhor e da sua obediencia para virar um desses.
    A igreja apoiou a escravidao pois pensavam que eles podiam seguir a fe crista. A igreja sempre ganhava lucro com isso.
    Na exploracao de ouro muitos escravos fugiam para quilombos...
    ZUMBI : SIMBOLO DA RESISTENCIA NEGRA NO BRASIL
    O motivo da escravidao foi mao-de-obra assesiva.
    O Brasil foi o ultimo pais da America a acabar com a escravidao.
    Em 1815 o trafico de escravos foi proibida . Em 1831 uma lei proibiu o trafico de escravos mais muitos nao cumpriam....
    A falta de escravos fizeram trazer escravos europeus para a escravidao no Brasil...
    Em 1875, a lei sexagenarios que os escravos nao podiam apanhar e os de 65 anos para cima eram livres, mas o problema e que a maioria nao chegava a essa idade ( morria antes).
    Quando Dom Pedro 2 viajou por motivos de saude , a Princesa Isabel ( sua filha) ficou em seu lugar e assinou a lei Aurea , no dia 13-05-1888, abolindo totalmente a escravidao negra, mas sem indenizacao. Depois disso os ex-escravos foram moram em favelas pois a condicao de vida deles era pobre.. e reclamavam e ainda reclamam ate hoje que muitos deles nao tem direito a muita coisa.

    ResponderExcluir
  11. Giulia Kelly Costa 7º ano C Washington Luis nº:3117 de novembro de 2010 às 19:16

    a escravidão veio da africa no sec. XVII, em portugal já escravizavam desde o sec. XV e já prodiziam açúcar. os escravos que serviram de mão de obra no brasil vieram de :da região de guiné, angola,moçambique, madagascar, costa da mina e outros lugares.Os escravos faziam de todos os serviços,os negros escravisados vinham com os navios negreiros, comiam uma mistura de farinha carne seca e agua,ficavam em um porão escuro umido e quente faziam suas necessidades la mesmo e ficavam tumultuados, e com essas necessidades muitos morriam os escravos eram domados com violencia fisica só não cortavam os dedos pois se não , não conseguiam trabalhar, os escravos eram violentados por chicotes que chegava a rasgar a pele e depois jogavam sal, urina e pimenta que inflamava.os escravos obedientes poderiam virar escrevo de ganho ,mas isso dependia do escravo e do senhor.a igreja cristã era a favor da escravidão pois achavam que os negros não tinham alma. os negros já entraram em conflito com os colonos muitos negros fugiam para os quilombosonde viviam suas culturas, o quilombo mais conhecido era o quilombo de palmares, o dono era um cara chamado zumbi, que entrou em conflito com colonos que tiveram dificuldade de ganhar.o motivo da ecravidão foi economico,mão de obra assecivel.brasil foi o ultimo pais da america a acabar com a escravidão.com a venda de negros se tornaram latifundiariosem 1831 foi criada uma lei que proibia o trafico de escravos,em 1831 foi criada uma lei que proibia o trafico de escravos,já em 1850 foi aprovada uma lei qe encerrava o trafico da africa para o brasil.quando Dom Pedro segundo viajou em motivo de saúde a princesa isabel assumiu o trono que assinou a lei Auria dia 13 de Maio de 1888 acabando totalmente com a escravidão.os escravos ficaram com raiva pois não tinha nenhuma lei e nem politicas publicas que apoiava os negros.Joaquim Nabuco fez leis que apoiavam os negros , mas foram rejeitados.A inglaterra pressiona o brasil para acabar com a escravidão no século XIX, por três motivos, primeiro:é que a inglaterra ja é um país industrializado que desejava vender os produtos no brasil, o segundo motivo:A Inglaterra produzia açucar nas suas colonias americanas com a mão de obra livre e o brasil com mão de obra escrava e isso fazia o produto brasileiro mais barato e o terceiro motivo :é que a inglaterra tinha intenções de explorar a africa e necessitava de mão de obra.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns professor Yuri, vídeo muito interessante! Continue firme em seu trabalho!
    Roberta Mencarini

    ResponderExcluir
  13. No Brasil Havia Muita Escravidâo Negra No Qual O Seu Motivo Real Era Mão De Obra Pois Um Escravo Trabalhava Até A Morte Sem Nenhum Custo Após Sua Compra Ele Eram Pendurados Nús Num Tronco E Apanhavam De Bacalhau que Era Uma Especie De Chicote Mas Muitas Veses Cortavam Partes Do Corpo Como O Nariz, Orelhas, Orgão Sexuais Só Não cortavam Os Dedos Pois Necessitavam Dele Para Mão De Obra.Os Negros Foram Escravizados Por Muito Tempo Alguns Deles Conseguiam Fugir Para Especies De Aldeias Chamadas Quilombos O Mais famoso Dos Quilombos Foi O Quilombo Dos PalmaRes Cujo O Lider Era Zumbi Que Inclusive Comfrontaram Com Os Colonos.
    Foram Criadas Varias Leis A Favor Dos Negros Mas Poucas Delas Foram Aceitas Até O Dia Em Que A Princesa Isabel Assinou Um Comtrato Cujo Aboliu Toda A Escravidão Mas Até Hoje Existem Sequelas pois O Negro è Muito Descriminado Na Sociedad

    ResponderExcluir
  14. Olá tenho uma web radio www.radiolaizefm.com.br e vou mostrar essa gravação amnha na programação especial sobre o dia da consciência negra, espero que não tenha nenhum problema
    marcosdamag@gmail.com

    ResponderExcluir