terça-feira, 5 de abril de 2011

Mercantilismo

O Absolutismo é formado na Europa por volta dos sec. XV e XVI. Os reis absolutistas precisavam de dinheiro para pagar soldados e funcionários públicos, adquirir armas e navios, construir estradas e manter o luxo da corte. Naquele período um Estado forte era sinônimo de um Estado com bom exército, pois uma simples guerra colocaria a perder os interesses tanto da nobreza quanto da burguesia local.

Os Estados Nacionais conseguiam dinheiro cobrando impostos. Camponeses e burgueses pagavam impostos enquanto os nobres e o clero eram isentos. Quem não pagasse imposto poderia ser preso e até morto, o Estado era absolutista.

Quanto mais rico era o país mais rico era o Estado e mais forte seria o exército. Em conseqüência, o luxo do rei e de sua corte seria mais visível. Para manter o Estado rico, os reis passaram a controlar e intervir na economia, criando leis e regras econômicas. Determinavam o que os burgueses poderiam comerciar e produzir. Intervir na economia era uma maneira do rei vigiar e dirigir a economia.

Assim sendo, mercantilismo é o conjunto de regras e leis econômicas criados pelos Estados Absolutistas.

Acumulação de metais

Acumulando ouro e prata os Estados Nacionais enriqueciam. Naquele período dinheiro era ouro e prata. O papel moeda não era utilizado como nos dias de hoje.

O problema é que as minas de ouro e prata da Europa estavam esgotadas. Para acumular dinheiro então, investiram no mercado internacional. Assim, quanto mais exportava mais o Estado adquiria riqueza.

Os Estados Nacionais procuravam exportar mais do que importar para manter a balança comercial favorável. Tal regra ainda é seguida nos dias de hoje.

Protecionismo Alfandegário

Para impedir importações o governo cobrava taxas alfandegárias que são impostos sobre produtos importados. Isso encarece a mercadoria de fora e fortalece a economia local do país.

As taxas alfandegárias protegiam as manufaturas nacionais, sem dizer que nada adiantaria o Estado exportar exageradamente e importar no mesmo rítmo.

Essa política econômica oriunda do mercantilismo é muito comum até hoje na economia capitalista.

Monopólios

Para controlar o lucro da burguesia e incentivar seu crescimento, os reis concediam monopólios.

Monopólio é exclusividade de produção e de comércio, ou seja, os reis concediam a alguns burgueses a exclusividade de produzir e comerciar produtos específicos. Assim, facilitava ao rei controlar o que estava sendo produzido, em que escala, qual a quantidade, qualidade, preço, quem produz, como e também a cobrança dos impostos.

Expansão Marítima

Nos sé. XV e XVI a pimenta era muito apreciada na Europa. Investir nesse negócio poderia ser algo muito lucrativo para os Estados Absolutistas.

Assim, os reis incentivaram tal comércio exterior. Os burgueses compravam pimenta nas Índias e vendiam em toda Europa, com alto lucro.

Esse comércio fortalecia a burguesia e os Estados europeus como também incentivou a expansão do Europeu por novas terras via marítima.

Mercantilismo e colonização da América

A Expansão marítima fez os europeus encontrarem a América, nova fonte de lucro para os reis. Espanhóis e portugueses colonizaram regiões da América para explorá-las.

Esses países europeus que dominaram eram chamados metrópoles. As regiões da América que eram dominadas eram chamadas colônias.

As metrópoles exerciam um monopólio colonial, que era uma exclusividade de exploração. O Brasil era colônia de Portugal. Assim, Portugal tinha exclusividade em explorar como quisesse o Brasil. O mesmo aconteceu com o resto da América Latina em relação a Espanha.

Muitos Estados Nacionais, como Portugal, Espanha, Inglaterra e França lucraram muito com a política mercantilista de colonização.

Corsários e Piratas

Eram bandidos do mar. Roubavam navios e enriqueciam a base da pilhagem. Os reis absolutistas, principalmente da Inglaterra e França, descobriram que a pirataria era um negócio lucrativo, que prejudicava os inimigos.

No caso desses países, o monopólio colonial imposto pela Espanha e Portugal os excluía da exploração da América Latina.

Conclusão

A acumulação de capital, que iniciou com práticas burguesas e se estendeu ao Estado, deu início ao mercantilismo, que podemos considerar ser o pai do capitalismo.

Prof. Yuri Almeida

6 comentários:

  1. Sem a menor dúvida a estratificação social imposta pelos milênios da história da humanidade é hoje o grande responsável pelas desigualdades sociais existentes em nossa sociedade. O mercantilismo, visto por muitos como uma transição do feudalismo para o capitalismo deu grande ênfase nessa estratificação, pois a formação do estado baseou-se em privilégios para uma minoria e não para a constituição de um estado democrático de direito. Hoje sentimos claramente a repercussão dessa política econômica. Mesmo que um estado hoje se diga democrático de direito pelo menos em tese o é, o que o difere da prática social e política que ainda é seletiva e discriminatória.

    Hugo F C Faco

    ResponderExcluir
  2. só lembrando que os piratas agiam por conta propria td que era roubado ou pilhado ficava com os proprios piratas diferetes dos corsários que dividiam os produtos com os reis....

    att: neto

    ResponderExcluir
  3. adoooro filmes de piratas.acho super interessante!

    ResponderExcluir
  4. mercantilismo e pirataria,estudei isso quando tava na 7 serie,achei bom estudar sobre isso!!!!!! thauuul

    ResponderExcluir
  5. hoje na aula de história estou estudando sobre mercantilismos e piratas.......não só muito fã de história não,mais ADOROOO piratas principalmente do Capitão Jack Sparrow

    ResponderExcluir