quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Líder nazista foi enterrado em cemitério judeu



Heinrich Müller, chefe máximo da Gestapo, foi dado como desaparecido em 1945, e não se sabia onde ele havia sido sepultado

Heinrich Müller, um dos principais líderes da Gestapo (Geheime Staatspolizei) e desaparecido desde 1945, foi enterrado em um cemitério judeu em Berlim, revelou nesta quinta-feira (31/10) um historiador, citado pelo jornal alemão Bild. Müller foi chefe máximo da polícia secreta da Alemanha nazista e arquiteto da execução de judeus durante o Holocausto.

A descoberta foi feita pelo professor Johannes Tuchel, diretor do Memorial à Resistência Alemã, com sede na capital do país.
Heinrich Müller (ao centro) é visto por historiadores como um dos grandes
líderes do nazismo
"Gestapo Müller", como era conhecido na polícia nazista, diz o estudo divulgado na Bild, foi visto pela última vez em 26 de abril de 1945, enquanto dirigia o interrogatório - que culminou na execução - de Hermann Fegelein, general da SS (Schutzstaffel, organização paramilitar ligada ao partido nazista) e cunhado de Eva Braun, a companheira de Adolf Hitler. Quando percebeu que a Alemanha tinha perdido a guerra, Fegelein tentou fugir com a amante para a Suécia mas foi capturado, torturado e fuzilado, sob ordens do líder alemão.
Segundo informações da Agência Efe, a informação contradiz a versão que persistia no serviço secreto da Alemanha Ocidental, segundo a qual Müller sobreviveu ao fim da Segunda Guerra Mundial e foi viver na cidade tcheca de Karlovy Vary. O corpo do hierarca nazista teria sido encontrado e identificado, em agosto de 1945, em um túmulo provisório próximo ao que foi o Ministério de Aviação do Reich.
Müller foi identificado porque ainda usava seu uniforme de general e sua folha de serviços no bolso, após o qual foi levado para uma vala comum do citado cemitério judeu.

O presidente do Conselho Central dos Judeus da Alemanha, Dieter Graumann, qualificou como de "mau gosto monstruoso" o fato de que tenha se decidido enterrar a "um dos mais sádicos nazistas" justamente em um cemitério judeu, questão que considera um insulto à memória das vítimas.

Fonte:

OPERA MUNDI: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/32152/lider+de+policia+secreta+nazista+foi+enterrado+em+cemiterio+judeu.shtml> Acesso em 31 out. 2013.
 

5 comentários:

  1. Já vi de tudo na vida, mas nazista em cemitério judeu é nova.
    Prof. Jadão

    ResponderExcluir
  2. QUANDO FALAMOS DE ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, DEVEMOS ESPERAR POR TUDO... POIS NO DESENROLAR DAS HISTÓRIAS NOS DEPARAMOS COM MUITAS SURPRESAS.

    ResponderExcluir
  3. I have no words for this great post such a awe-some information i got gathered. Thanks to Author.

    Highly recommended Site Shoretel Support

    ResponderExcluir
  4. Thanks for providing helpful information it’s Very impressive to read, its shows your hard work ........it is very helpful for me.

    Moving Containers

    ResponderExcluir